Itatiaia restringe fluxo de veículos de turismo durante Encontro de Motociclistas em Penedo

0

ITATIAIA

A Secretaria de Turismo de Itatiaia confirmou nesta terça-feira, dia 17, que adotará sistema de restrição no fluxo de veículos de turismo no interior do bairro Penedo, no início de agosto, durante a realização do XXII Encontro Internacional de Motociclistas de Penedo. O evento ocorrerá entre os dias 2 e 5 de agosto, contando com motociclistas de várias regiões do Brasil e países vizinhos, e por esta situação o governo municipal não realizará agendamentos para a entrada de ônibus, micro-ônibus e vans de turismo para Penedo. O bairro detém a principal colônia finlandesa no Brasil, com atrativos gastronômicos e belas paisagens naturais, incluindo cachoeiras e montanhas.

De acordo com o subsecretário de Turismo, José de Luca, a restrição será exclusiva a Penedo durante os dias do evento dos motociclistas. “Essa é uma época do ano em que Penedo recebe um número maior de visitantes e de veículos, incluindo as motocicletas. E para garantir maior fluidez do trânsito, durante esse período de 2 a 5 de agosto, não faremos agendamentos dos veículos de turismo para o bairro”, explica José de Luca, que comentou ao A VOZ DA CIDADE o impacto da decisão ao turismo da localidade. “Não existe uma proibição de turistas, só não será permitido a entrada dos veículos de turismo como ônibus, micro-ônibus e vans. Mas existe alguns que já haviam confirmado o agendamento antes dessa decisão e que poderão vim normalmente. Os veículos que  não se enquadram nessa categoria, como por exemplo os carros de passeios, poderão entrar normalmente”, argumenta. Em Itatiaia vigora a Lei Municipal nº 888, sancionada em junho passado e que estipula autorizações para a circulação e o estacionamento destes veículos de turismo em Penedo. Como norma, são permitidos até 25 coletivos, 10 micro-ônibus e cinco vans.

O bairro de Penedo receberá em agosto o XXII Encontro Internacional de Motociclistas e deve registrar grande volume de visitantes na região central

Questionado sobre a taxa de ocupação nos leitos de hotéis e pousadas durante o Encontro Internacional de Motociclistas de Penedo, José de Luca explicou que as reservas já começaram. “É uma festa muito tradicional, onde a cidade fica em evidência. Nesse período um público estimado em 20 mil pessoas circula pela cidade, visitam hotéis, pousadas, bares, restaurantes e lojas, movimentando a economia local. A taxa de ocupação já está girando em torno de 90%, sendo a maioria de pessoas que vem para o evento”, disse.

Segundo José de Luca o agendamento para visitas às demais regiões de Itatiaia, como o Parque Nacional do Itatiaia e as localidades de Maromba e Maringá, segue normalmente.

COBRANÇA

A Secretaria de Turismo de Itatiaia adverte para outra mudança referente às normas do turismo, que se refere ao período da cobrança para acesso de coletivos, vans e micro-ônibus: de 15 de outubro a 15 de janeiro, as sextas, sábados, domingos e feriados. Os valores permanecem sendo 10 UFITA para ônibus e 05 UFITA para micro-ônibus e vans. Uma UFITA (Unidade Fiscal de Itatiaia) equivale a R$ 100.

error: Conteúdo protegido !