Itatiaia reduz demanda de exames de tomografia

0

ITATIAIA

A Secretaria Municipal de Saúde, através do serviço de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), acabou com toda a demanda reprimida no município de exames de tomografia. De acordo com dados do TFD, os 100 pacientes que aguardavam para passar pelo procedimento já foram prontamente atendidos.

Segundo Ronaldo Moraes, responsável pelo agendamento dos exames, afirma que, em média, 10 pedidos de tomografia dão entrada no TFD semanalmente. “Os exames são agendados pela equipe por meio do Sistema Nacional de Regulação. No caso dos exames de tomografia com contraste ou sedação, atualmente os pacientes são encaminhados para o Hospital de Emergência de Resende, porém a partir de setembro eles serão realizados no Hospital Regional de Volta Redonda”, explicou.

Os pedidos de exames tanto de tomografia, quanto para outras especialidades são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde para o serviço de Tratamento Fora do Domicílio. Após o agendamento, esses exames retornam as unidades, através dos agentes de saúde que informam a data e o local aos pacientes.

Os moradores que passam por exames realizados nos hospitais e clínicas  nas cidades localizadas após o município de Resende contam com transporte de ida e volta. O mesmo vale para os tratamentos nos estados de São Paulo e Minas Gerais. “Itatiaia segue firme com as melhorias na área da saúde da rede pública municipal.Tínhamos uma demanda reprimida para exames de tomografia e com o esforço da equipe do TFD conseguimos eliminar a fila de espera. Hoje os exames chegam e logo a equipe trabalha para fazer o agendamento o quanto antes”, disse o secretário de Saúde, Nilson Rodrigues Neves.

A orientação da Secretaria de Saúde também é de que, caso o morador não possa comparecer para fazer o exame na data marcada para consulta, ele avise o TFD para que possa remarcar. O alerta também vale para outros procedimentos agendados. “É importante que o morador também seja nosso parceiro e quando estiver impossibilitado de comparecer para fazer o exame avise o TFD, pois assim é possível encaixar outro paciente que necessite do exame. A partir do momento que a equipe do TFD é avisada, também é possível buscar uma outra data para fazer um novo agendamento para esse morador que não pôde comparecer”, finalizou o secretário. O serviço de Tratamento Fora do Domicílio fica situado na Rua Raul Cotrim, nº 177, Centro. O contato é pelos telefones (24) 3352 3177 e (24) 33521486.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !