Postos de Resende ganham Núcleo de Apoio à Saúde da Família

0

RESENDE

Oito postos da rede pública municipal de saúde ganharam o reforço de uma equipe multiprofissional, a partir da implantação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). A primeira equipe itinerante da Atenção Básica do Município, instituída este ano, é formada por especialistas nas áreas da Psicologia, Assistência Social, Fisioterapia, Nutrição e Farmácia. Atualmente, os profissionais vêm atuando nas Unidades de Saúde da Família (USFs) do Paraíso (com dois grupos de trabalho), Cabral, Cabral/Alambari, Morro do Cruzeiro /Castelo Branco, Fazenda da Barra I, Fazenda da Barra II, Fazenda da Barra III e Morada da Barra. A previsão é de que mais duas equipes do Nasf sejam criadas para atender a demanda de outras unidades da cidade.

O projeto terapêutico singular recebe mensalmente o recurso de R$ 20 mil do Ministério da Saúde, para a manutenção da equipe, tendo contrapartida do governo municipal. O Nasf foi criado em 2008 pelo Ministério da Saúde e o serviço foi em 2011, com a instituição de duas modalidades. Em 2012, foi incluída uma terceira modalidade de Núcleo, por meio de portaria, que ampliou a possibilidade de qualquer município, com pelo menos uma equipe da Saúde da Família, implantar o grupo multiprofissional.

De acordo com o secretário de Saúde, Tande Vieira, o objetivo do Nasf é ampliar a abrangência e o escopo das ações da Atenção Básica, assim como sua resolubilidade. Ele explicou como funciona o trabalho do Núcleo. “O Núcleo de Apoio à Saúde da Família faz parte da Política Nacional de Atenção Básica, junto com a estrutura da Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Toda equipe da Saúde da Família já conta com médico, enfermeiro, dentista e técnicos de enfermagem e saúde bucal, além dos agentes comunitários”, informa.

Segundo o secretário, os profissionais do Nasf têm a função de atuar de maneira integrada e apoiar os profissionais das Equipes Saúde da Família, das Equipes de Atenção Básica para populações específicas (consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais, etc.) e academia da saúde, compartilhando as práticas e conhecimentos em saúde nos territórios sob sua responsabilidade. “O projeto viabiliza o fortalecimento da Atenção Básica, evitando, desta forma, o encaminhamento para as unidades especializadas. A equipe multiprofissional lida com casos desafiadores de demandas social, biológica e mental, contribuindo para um cuidado ampliado. O trabalho complementar também facilita a aproximação com a população”, destacou.

AÇÕES DO NASF

Dentre as ações desenvolvidas pelo Nasf, estão: a discussão de casos e do processo de trabalho das equipes, atendimento conjunto ou não, interconsulta, construção conjunta de projetos terapêuticos, educação permanente, intervenções no território e na saúde de grupos populacionais e da coletividade, ações intersetoriais e de prevenção e promoção da saúde.

O secretário Tande Vieira lembrou algumas ações diferenciadas inseridas no contexto dos oito postos recentemente. “Por meio do Nasf, já foram estabelecidos grupos de educação voltados para a saúde mental da criança e saúde nutricional. Houve a elaboração de uma oficina sobre ervas e temperos, com o intuito de ensinar o grupo de hipertensos e diabéticos a substituir o sal comum por sal de ervas, mostrando todos os seus benefícios. Estamos trabalhando a questão da amamentação com a campanha do ‘Agosto Dourado’. A partir do projeto piloto, já solicitamos a adesão para mais duas equipes, que, após habilitadas pelo Ministério da Saúde, atenderão outras unidades do município”, fInalizou.

 

Deixe um Comentário