Itatiaia poderá ter “Semana de Conscientização do Consumo de Água”

0

ITATIAIA

O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Silvano Rodrigues, o Vaninho (PRB) vai protocolar, na sessão desta quinta-feira, uma indicação sugerindo que seja implantado no município, a “Semana de Conscientização do Consumo da Água”. Para isso, o parlamentar vai propor que as Secretarias de Educação e Meio Ambiente do município promovam, em parceria, atividades nas escolas da rede municipal com objetivo de conscientizar alunos da importância do consumo consciente da água.

Vaninho, que faz parte da Comissão de Meio Ambiente, defende a importância de levar esse tema para dentro das salas de aula. “A nossa cidade tem um privilégio para poucos, que é a abundância nas nascentes e mananciais da Serra da Mantiqueira. Mas se não houver um consumo consciente da água por parte da nossa população, essa realidade poderá ser diferente no futuro. Hoje, a escassez é uma realidade em diversos lugares”, alerta o vereador, destacando que a ideia seria a realização especial da “Semana de Conscientização do Consumo da Água” com atividades educativas nas escolas e palestras, por exemplo. “Por isso a importância das escolas promoverem palestras de educação ambiental para conscientizar as novas gerações sobre a importância do consumo consciente e o valor da preservação ambiental”, explica o Vaninho.

FOCO NO MEIO AMBIENTE

Em setembro do ano passado, o vereador Vaninho esteve no bairro Vila Esperança para conferir a situação das nascentes. Na oportunidade, o vereador foi acompanhado pelo secretário de Meio Ambiente, Valter Lúcio.  Além disso, o plenário da Câmara aprovou a indicação de Vaninho sugerindo ao Executivo que faça estudos hidrológicos para catalogar as nascentes do município de Itatiaia. “Esta iniciativa tem por objetivo propor ações para recuperar os nossos mananciais. Melhorar a qualidade da água para o nosso consumo, além de garantir a preservação das nascentes e o nosso Meio Ambiente”, reafirma o parlamentar.

Esse trabalho de catalogação das nascentes, segundo Vaninho, poderá gerar recursos financeiros para o município. “A preservação das nascentes é uma situação emergencial. Além de garantir a preservação das nascentes, o município de Itatiaia poderá ser contemplado com recursos financeiros através da Lei do ICMS Verde”, conclui.

Deixe um Comentário