Instituto Social busca local para instalação de Comunidade Terapêutica

0

BARRA MANSA

O Instituto Social Marca de Cristo, através de quatro unidades da Comunidade Terapêutica (CT) atua nas ruas do Rio de Janeiro e Magé resgatando as pessoas em situação de rua e que estão inseridas no mundo das drogas e sem esperança e dignidade. A presidência é do pastor Leonardo Apicelo, que informou a possibilidade de instalação em Barra Mansa.

Para isso o pastor Leonardo Apicelo acompanhado do subsecretário de Saúde do Estado na área de prevenção à dependência química, Bruno Marini, visitou a sede do A VOZ DA CIDADE. Na ocasião o pastor disse que está a procura de um local adequado para instalar uma unidade da Comunidade Terapêutica na cidade. “Nossa intenção é conseguir um lugar que seja afastado da cidade, de preferência que seja uma área rural, onde possamos realizar nosso trabalho de recuperação realizando os trabalhos clínicos e, também, diversas outras atividades com os nossos residentes. A comunidade é aberta, que lá está se sente a vontade e bem acolhido. Não os tratamos como pacientes ou internos. Eles são residentes, quem desejar sair, deixar a comunidade poderá fazer sem o menor problema. Não prendemos ninguém. Esse é o nosso diferencial, fazemos de tudo para ser um local de acolhida e tratamento para essas pessoas, diferente do que se tem feito em outros lugares” comentou o pastor, informando que o instituto tem parceria com o Governo do Estado do Rio e com as prefeituras das cidades do Rio de Janeiro e de Magé, que indicam pessoas para serem inseridas na comunidade através de uma triagem.

Leonardo Apicelo disse que no CT de Barra Mansa, a intenção é abrigar cerca de 80 pessoas, mas vai depender do local em que a comunidade será instalada. “O projeto já está pronto, pois estamos há 17 anos com esse serviço e uma vez definido o local, teremos como coordenador da unidade de Barra Mansa, Henrique Leira, que é bastante experiente. Ele contará com uma equipe de cerca de 20 pessoas para desenvolver um ótimo trabalho e restaurar vidas oferecendo dignidade aos residentes”, disse. Ele   aproveitou para deixar os telefones (21) 9 6409-4467 e (21) 9 9854-4554 caso alguém se interesse em ceder o terreno ou estar colaborando de alguma maneira com o instituto.

Sobre a possibilidade da chegada da Comunidade Terapêutica em Barra Mansa, Bruno Marini disse que é uma grande oportunidade de salvar vidas. “É o momento em que a gente vai começar a atender os necessitados do Sul Fluminense. Aqui na região há uma carência de instituição que possa atender com dignidade e respeito às pessoas que se encontram no mundo das drogas e totalmente desacreditados de qualquer possibilidade de mudança. Tenho certeza que, com o apoio do deputado federal Antonio Furtado, que já se comprometeu em abraçar esse projeto do Instituto Social Marca de Cristo, muitas vidas serão resgatadas do mundo das drogas”, comentou Bruno Marini, afirmando que está atuando na articulação política para conseguir um ótimo local para a instalação da comunidade em Barra Mansa.

Deixe um Comentário