Hospital de Itatiaia remaneja temporariamente atendimentos de menor gravidade para UBSs

0

ITATIAIA

Na tarde desta quarta-feira, dia 14, a prefeitura emitiu uma nota informando que devido ao baixo estoque de insumos e medicamentos do Hospital Municipal Dr. Manuel Martins de Barros, o atendimento de pacientes com menor gravidade no município está sendo remanejado para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A informação foi dada após pessoas compartilharem nas redes sociais uma foto do comunicado fixado na porta do Hospital. “Aos usuários desta Unidade Hospitalar, que se encontra suspenso temporariamente os atendimentos externos, com exceção as urgências”, diz o informe assinado pelo superintendente do Hospital Municipal de Itatiaia, Paulo Cesar Alves Azizi.

Alguns moradores assustados com o comunicado usaram as redes sociais para desabafarem e falaram de colapso. Em nota enviada a imprensa, o superintendente do Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros, Paulo Cesar Alves Azizi, esclareceu que a unidade hospitalar está aberta durante todo o dia, tendo recebido diversos pacientes de urgência e emergência normalmente, com toda a estrutura, medicamentos e materiais médicos necessários para um atendimento de qualidade. Ele informou ainda que os pacientes com sintomas de Covid-19 também estão sendo atendidos normalmente no Centro Especializado de Tratamento, o Hospital de Campanha, anexo ao Hospital Municipal, durante, sem qualquer interrupção.

Segundo Azizi, somente os pacientes de menor gravidade que acessaram o Hospital Municipal nesta quarta-feira, estão sendo encaminhados às Unidades Básicas de Saúde para o pronto atendimento. “A medida administrativa foi tomada para garantir a segurança de pacientes mais graves, uma vez que foram identificados pela direção do Hospital Municipal baixos estoques de alguns insumos e medicamentos necessários ao pleno funcionamento da unidade de saúde”, informa o superintendente, destacando a dificuldade no abastecimento dos medicamentos. “Como é público e notório, em função da Pandemia de Covid-19, o sistema de saúde em todo o país, público e privado, vem encontrando dificuldades de abastecimento de insumos básicos, como ocorre neste momento em Itatiaia. A Secretaria Municipal de Saúde está empenhada em solucionar o problema relatado pela Direção do Hospital no menor tempo possível para que a unidade possa retomar o atendimento dos casos menos graves o mais rapidamente possível”, esclarece.

Paulo Cesar ainda explicou que aguarda a chegada de medicamentos. “Os insumos e medicamentos faltantes já foram devidamente licitados pelo Poder Público e deverão ser entregues nos próximos dias no município. Para alguns casos mais urgentes, a Secretaria de Saúde vem buscando parcerias com outros municípios e buscando outras alternativas para reposição do estoque de insumos e medicamentos no Hospital Municipal”, informou.

error: Conteúdo protegido !