Hemonúcleo faz campanha para aumentar doação de sangue

0

RESENDE

A coordenadora do Hemonúcleo de Resende, a biomédica Maria Fernanda Aguiar, reforçou o chamamento dos doadores de sangue no município. Para isso, o Hemonúcleo municipal iniciou, na terça-feira, mais um campanha de doação de sangue, a fim de mobilizar homens e mulheres a participarem e demonstrarem solidariedade.

Localizado no prédio anexo ao lado do Hospital de Emergência, no bairro Jardim Jalisco, o Hemonúcleo de Resende é responsável pelo atendimento de emergências médicas a pacientes de transfusões sangüíneas a pessoas residentes em Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o ideal seria que o hemonúcleo recebesse média diária de 15 a 20 doadores.“Doar sangue não engorda, nem emagrece. O volume de sangue doado, (cerca de 450ml), é reposto pelo organismo humano em 24 horas. Doar sangue é rápido. Precisamos repor o estoque, porque além de Resende, o Hemonúcleo atende outras cidades da região”, disse Maria Fernanda, lembrando que os doadores podem ficar despreocupados e exercitar a doação com tranquilidade. “Aqui, todo o material utilizado na coleta é descartável, não representando qualquer risco aos voluntários”, ressalta.

Na abertura da campanha, o prefeito Diogo Balieiro Diniz (PSD), que até doou sangue, falou sobre a importancia de repor o estoque do hemonúcleo. “Muitas pessoas não sabem, mas o sangue e seus derivados tem prazo de validade. Daí a importância de contarmos com uma participação constante por parte dos doadores, garantindo que nossos estoques sempre estejam abastecidos nos casos em que houver uma necessidade”, salientou o chefe do Executivo.

Para doar é simples. Os voluntários devem se dirigir ao local, de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas. Em caso de dúvidas, a população poderá entrar em contato com o telefone (24) 3381-4834.

REQUISITOS PARA DOAÇÃO

Entre os requisitos para ser um doador estão: ter idade entre 18 e 67 anos, peso acima de 50 kg e estar saudável.  Quem for doar sangue não precisa estar em jejum. Pelo contrário, deve ter se alimentado bem, além de ter dormido ao menos seis horas na noite anterior, não ter sintomas de doenças como gripe ou resfriado, e não ser adepto a atitudes de risco, como uso de drogas e prática de sexo sem preservativo. O doador deve comparecer à unidade com um documento de identidade original com foto. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, também podem ser doadores, desde que o responsável preencha uma autorização que está disponível no Hemonúcleo.

Para quem deseja organizar grupos de doadores de sangue, acima de cinco pessoas, o Hemonúcleo informa que deve ser feito agendamento prévio pelo telefone (24) 3381-4834, mesmo número em que se pode obter mais informações sobre como se tornar um doador.

Deixe um Comentário