Edição deste ano do Parlamento Juvenil da Alerj é adiada

0

ESTADO/SUL FLUMINENSE

Foi adiada a 11ª Edição do Parlamento Juvenil que seria realizada de 26 deste mês a 2 de dezembro. Em nota divulgada hoje, o coordenador do projeto na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Wanderson Nogueira (PSOL), disse que o projeto não acontecerá neste ano e passou para março de 2018.

Em sua argumentação, o deputado menciona os motivos pelos quais forçaram o cancelamento da iniciativa. Segundo ele, o primeiro seria a instabilidade política vivida na Alerj com a acentuação da grave crise financeira e ética que vive o Estado do Rio de Janeiro. Outro ponto são os problemas averiguados pelos setores da Casa responsáveis pela licitação das empresas que viabilizariam a realização da semana. “O primeiro, portanto, visa a própria segurança dos jovens e a possibilidade de uma experiência plena no Legislativo. Desejamos que os jovens possam conviver em um Legislativo livre das amarras presentes que confundem o valor histórico das instituições e provocam nebulosidade à democracia. Por prudência, analisamos que vivemos momento contrário para atingir esse objetivo”, disse o deputado.

A respeito do segundo ponto mencionado, Wanderson declara que advém do comportamento do procedimento licitatório que tem por objetivo a contratação da logística necessária para a realização do evento. “Os órgãos técnicos desta Casa identificaram, em um primeiro momento, conduta, por parte de alguns licitantes, atentatória ao caro princípio da isonomia com um efetivo prejuízo à competitividade do certame, que resultou na declaração de sua nulidade. Procedeu-se, então, a uma segunda disputa que resultou em um incremento do preço na ordem de R$ 81 mil, atribuído, em princípio, ao pouco espaço de tempo entre a licitação e a realização do evento. Comunico, ainda, que a Administração desta Casa já adotou os procedimentos necessários à apuração das responsabilidades”, completou.

Por fim, o deputado diz esperar que os pais dos parlamentares juvenis e profissionais parceiros da Secretaria de Estado de Educação entendam a necessidade do adiamento. Menciona o nome de todos os parlamentares juvenis eleitos neste ano, frisando que não perderão o mandato. “Nossa ansiedade por recebê-los era tão grande quanto a de vocês para vivenciar essa semana mágica. Não a perderemos. Acumularemos mais sonhos e determinação para provar que a força dessa geração é que refundará o Estado do Rio de Janeiro. Quero dividir com vocês a emoção e a transformação que traz esse que é o maior projeto de política pública voltado para a juventude fluminense. Vocês continuam sendo os donos dele e é por vocês que ele existe cada ano mais forte. Vocês, vindos de cada um dos nossos municípios, fazem o grande encontro desse Rio que precisa e vai se reencontrar. Com sotaques, jeitos e modas diferentes, mas mesmo múltiplos – singulares no sonho e na missão”, destacou.

A respeito da data da realização no próximo ano, o coordenador do projeto falou que será informada assim que for publicado o calendário letivo de 2018.

A respeito do concurso em curso da Bandeira do Parlamento Juvenil, marcado para esta sexta-feira, dia 24, para votação online não foi alterado, apenas a última etapa da seleção da bandeira, pelos parlamentares juvenis, para o primeiro dia da realização do evento e a data de premiação dos vencedores do concurso para a solenidade de encerramento do evento, março de 2018.

 

Deixe um Comentário