a voz da cidade presencial 2025

Hemonúcleo de Resende registra queda de doações e situação é considerada crítica no estoque de bolsas de vários tipos sanguíneos

Por Idel Pinheiro
728x70 gratidao

RESENDE

O Núcleo de Hemoterapia de Resende (NHR) registra queda do estoque de bolsas de sangue e mantém o alerta para que doadores possam colaborar com o gesto voluntário para evitar que o fornecimento seja prejudicado. O Hemonúcleo de Resende é responsável pelo fornecimento de bolsas de sangue para instituições hospitalares do município e cidades vizinhas como Itatiaia, Porto Real e Quatis. Entre os oito tipos sanguíneos em estoque, apenas dois seguem em estado estável, os tipos A negativo e AB positivo.

O Hemonúcleo de Resende funciona ao lado do Hospital de Emergência, no bairro Jardim Jalisco – Divulgação

Os demais estavam em situação crítica (B positivo, B negativo, AB negativo, O positivo e O negativo) ou em alerta (A positivo). “Estamos em estado de alerta, pois tem hemocomponentes em baixa no estoque. Atendemos as cidades de Resende, Itatiaia, Quatis e Porto real. A demanda é vista de acordo com o estoque mínimo estipulado e o estoque real de bolsas liberadas”, afirma a coordenadora do Hemonúcleo, a biomédica Maria Fernanda Aguiar. Abaixo, dados do último levantamento divulgado pelo NHR.


O estoque de bolsas de sangue é considerado crítico para a maioria dos tipos sanguíneos – Divulgação

Em virtude da pandemia do coronavírus, o Hemonúcleo de Resende segue as orientações da Organização Mundial de Saúde no atendimento aos voluntários. “Adotamos as médias preconizado pela OMS, como evitar aglomerações, uso de máscara, disponibilização de álcool em gel e agendamento dos doadores. Podem doar apresentando documento oficial com foto as pessoas que pesam mais de 50 quilos, tenha entre 16 e 69 anos, tenha boa saúde. Quem apresenta sintomas de gripe ou resfriado só pode doar depois de 30 dias do término dos sintomas”, informa a coordenadora. No caso do trabalhador voluntário, a doação assegura, por lei, o direito a um atestado de comparecimento a cada 12 meses.

As doações ocorrem de segunda a sexta-feira, no horário entre 8 e 11 horas – Divulgação

As doações podem ser agendadas através do telefone (24) 3381-4834 ou diretamente na sede do Núcleo de Hemoterapia, localizado em prédio anexo ao Hospital de Emergência Henrique Sérgio Grégori, situado na Avenida Marcílio Dias, no bairro Jardim Jalisco. A horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos