Hemonúcleo de Barra Mansa tem pouco estoque para janeiro e precisa de doações

0

BARRA MANSA

As doações de sangue no Hemonúcleo de Barra Mansa tiveram uma queda de 40% no mês de dezembro e, com isso, o estoque para o mês de janeiro está baixo e a unidade precisa das doações da população. As doações realizadas em novembro atenderam as necessidades do último mês de 2019, no entanto, o estoque foi reduzido e não atenderá a demanda deste primeiro mês do ano. Segundo explicou o coordenador do Hemonúcleo, Sérgio Murilo Conti, o estoque de plaquetas já acabou e caso haja alguma emergência, a unidade terá que recorrer a outros locais.

O coordenador explicou ainda que cada bolsa de sangue é dividida em três componentes, hemácias (com validade de 42 dias), plaquetas (validade de cinco dias) e plasmas (validade de um ano). “Ainda temos hemácias e plasmas, mas o estoque está baixo”, disse, completando que o Dia do Doador, em 25 de novembro, foi essencial. “Nessa data muita gente veio doar, por isso conseguimos um bom estoque para o fim do ano, mas de janeiro para frente, se continuar assim, a tendência é termos dificuldades”, lamentou.

Baixo estoque de sangue – Foto Fábio Guimas

Campanha de doação de sangue

Para tentar arrecadar mais sangue, Sergio Murilo conta que será realizada uma campanha de doação no fim de janeiro, pensando também no carnaval em fevereiro. “A ideia da campanha é por causa da época festiva”, conta, acrescentando que mesmo sem a campanha está em andamento, é necessário que as pessoas doem para ajudar a manter o estoque de janeiro. “Principalmente o sangue O- e O+, que são os mais utilizados”, concluiu.

COMO DOAR

O Hemonúcleo de Barra Mansa funciona de segunda à sexta-feira de 7 às 11 horas para a coleta de sangue; e de 12 às 17 horas para o resultado da doação de sangue.  Para doar é necessário um documento oficial com foto, ter mais de 16 anos e menos de 68; evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação; pesar mais de 50 quilos; não ter tido contato sexual com pessoas que tenham situação de risco acrescido para HIV ou DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis); não ser usuário de drogas; não estar grávida nem amamentando; e está bem de saúde.

Deixe um Comentário