Há dez dias sem luz e bebendo água da chuva, família de Amparo pede por ajuda

0

BARRA MANSA

Uma família de Amparo, distrito de Barra Mansa, passa por verdadeiros dias de luta. Eles estão há mais de dez dias sem luz, água, sinal de celular e internet. Tudo isso porque um transformador de energia queimou no domingo, dia 5, e na quarta-feira, dia 15, ainda não havia sido trocado pela Light, empresa responsável pelo fornecimento de luz no distrito. De todos os problemas, a principal preocupação é que um dos integrantes da família, um menino de apenas quatro anos, precisou retirar um tumor devido a um câncer, por isso, não tem um dos rins. Tendo que se manter hidratado, ele e a família estão todo esse tempo tomando água da chuva.

A mãe, Adrielle Delgado, de 19 anos, conta que um raio atingiu o transformador de energia. Depois disso, todos os alimentos que estavam na geladeira estragaram e a bomba de água parou de funcionar. “Eu não tenho mais como ficar aqui. O meu filho só tem um rim, ele não pode ficar sem água. A pouca água que pegamos da chuva precisamos saber se vamos tomar banho, fazer comida ou beber”, lamentou.

No ano passado, Adrielle descobriu um tumor em um dos rins do filho Davi. Por esse motivo ele precisou fazer uma cirurgia de emergência. “Depois da cirurgia ele precisou colocar um cateter (dispositivo médico utilizado para infundir medicamentos diretamente na corrente sanguínea) e se ele se sentir mal preciso levá-lo imediatamente para um hospital. Sem luz eu não consigo me comunicar com ninguém, nem para pedir ajuda e chamar uma ambulância. Não temos carro”, explicou.

A avó, Valéria Delgado, de 38 anos, conta que com o problema de saúde de Davi, ele precisa ter uma alimentação regrada e se manter hidratado. “Ele não pode ficar sem comer fruta. Corre o risco dele ter até uma infecção”, falou.

De acordo com Valéria, foram necessários dez protocolos para que a Light fosse até o local. “Demorou mais de uma semana para eles virem e só vieram depois que falamos por telefone que iríamos processar a empresa. E mesmo vindo, não resolveram nada porque caiu uma barreira e não conseguiram passar. Só que esse deslizamento de terra só aconteceu agora, se eles tivessem vindo quando chamamos a primeira vez, o problema já teria sido resolvido”, falou.

O A VOZ DA CIDADE entrou em contato com a empresa que informou em nota que iria substituir o transformador que atende o local ainda nesta quinta-feira, dia 16. “Complementando, técnicos da Light tiveram dificuldade de realizar atendimento na região, em função de fortes chuvas e também pela queda da ponte de acesso ao local. Inclusive, para a substituição desse transformador, a equipe terá que conduzir o equipamento ‘no braço’, por 200 metros de arrasto”, disse a nota.

Para conversar com os moradores o jornal foi até o local na quarta-feira, dia 15, conseguimos contato nesta quinta-feira e Adrielle disse que a Light foi ao local e não conseguiu chegar ao transformador e retornará nesta sexta-feira.

Não foi apenas essa família que ficou prejudicada pela falta de energia. Moradores ao redor ficaram 12 horas sem luz, de sábado para domingo, dias 11 e 12.

Deixe um Comentário