Grupo de trabalho discutirá retomada de investimentos no setor automotivo

0

ESTADO/SUL FLUMINENSE

O Governo do Estado criou um grupo de trabalho para debater a retomada dos investimentos no setor automotivo. O deputado estadual Noel de Carvalho (PSDB) será um dos integrantes. O grupo será composto ainda por membros do Cluster Automotivo do Sul Fluminense, representantes das secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais; Casa Civil; Fazenda; e Meio Ambiente e Sustentabilidade e terá a finalidade de apresentar as prioridades para o desenvolvimento do setor. O polo automotivo do Sul Fluminense é o segundo maior do país.

Em reunião na última semana, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Vinícius Farah, fez a proposta da criação do grupo ao governador Cláudio Castro. O encontro foi no Palácio Guanabara e contou com a presença do deputado Noel e de executivos do Cluster. O grupo apresentou estudo com os impactos econômicos e o potencial de crescimento do setor automotivo no estado.

Castro pediu um cronograma de trabalho e uma relação de prioridades aos membros do grupo de empresas automotivas e solicitou que o deputado e o secretário coordenem esse trabalho. O próximo encontro com o governador deve acontecer já na segunda quinzena de fevereiro para entregar as propostas a Cláudio Castro. “Estamos muito animados e otimistas com a retomada do setor automotivo do Sul Fluminense. Precisamos modernizar o que já existe e criar novas frentes de trabalho, o que vai gerar empregos e movimentar a economia de todo o estado. A criação desse grupo de trabalho foi uma excelente ideia. Não medirei esforços para que as demandas sejam atendidas”, comemorou o deputado Noel de Carvalho, que é presidente da Comissão de Economia, Indústria e Comércio da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah, comemorou o resultado da reunião e explicou como será feito esse trabalho em grupo. “A reunião foi positiva porque tem a palavra do governador e o compromisso de entender que o setor precisa não só se consolidar, mas ampliar e se tornar, de fato, um grande polo gerando mais receita e emprego para o estado. É isso que esse grupo de trabalho propõe: ouvir o setor e entregar as soluções”, disse Farah.

Desde 2013 o Cluster do Sul Fluminense existe. Fazem parte 23 empresas associadas. A região é o segundo maior polo automotivo do país, com o segundo em número de empresas.

O setor automotivo fluminense conta com 3.166 empresas, com 30.752 trabalhadores. No período de 2009 a 2019, houve crescimento de 21,4% no número de estabelecimentos e de 10,5% no total de postos de trabalho.
O sul do estado, onde está instalado o Cluster Automotivo do Sul Fluminense, é um dos principais destaques, com 362 empresas e 10.888 trabalhadores. Em dez anos (2009 a 2019) o número de empresas cresceu 32,6% na região.

Já o aumento dos postos de trabalho no setor no Sul Fluminense, foi de 41,8% entre 2009 e 2019, o maior entre as regiões fluminenses. A região Sul é a segunda maior empregadora do setor no estado (35,4%), atrás apenas da capital (37,2%).

Da massa salarial total do setor no estado (R$ 1,2 bilhão), uma fatia de 45,8% está concentrada no Sul Fluminense.