Gabigol é suspenso por dois anos por tentativa de manipular exame antidoping

0

RIO DE JANEIRO

O atacante Gabriel Barbosa foi suspenso pelo período de dois anos por tentativa de manipulação do exame antidoping. O julgamento, que começou na semana passada, foi concluído nesta segunda-feira, dia 25, com o anúncio da punição ao atleta do Clube de Regatas do Flamengo (CRF). No entanto, ainda cabe recurso por parte do clube.

A pena começa a contar a partir de 1º de abril. Ou seja, ele poderá ficar sem jogar até abril de 2026. A punição foi aprovada por placar apertado no julgamento: 5 a 4.

Barbosa foi acusado por infração ao artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem (CBA), que faz referência à “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”. O código prevê suspensão de até quatro anos em caso de condenação, portanto, Gabi teve sua punição suavizada.

Denúncia foi oferecida em 2023

A Procuradoria da Justiça Desportiva Antidopagem ofereceu no dia 21 de dezembro de 2023 denúncia contra Gabigol por tentativa de fraudar um exame de controle de doping. O caso ocorreu no dia 8 de abril de 2023, no Ninho do Urubu, Centro de Treinamento do Flamengo.

O atacante foi acusado de dificultar a realização do exame desde a chegada dos oficiais responsáveis pela coleta ao Ninho do Urubu, às 8h40min de 8 de abril. À exceção de Gabigol, os demais jogadores do Flamengo fizeram o exame antes do treino das 10 horas.

Segundo os relatos nos quais a denúncia se baseou, o atacante prejudicou o trabalho dos oficiais de diversas maneiras. Além de fazê-los esperar, Gabigol os teria desrespeitado e não seguido os procedimentos corretos. A análise específica do passaporte biológico determina que deve haver repouso de duas horas após atividade física, tempo que não foi cumprido pelo atleta.

Segundo os responsáveis pela coleta do material, o jogador não se dirigiu a eles antes do treino, depois da atividade os ignorou e foi almoçar, tratou a equipe com desrespeito, não seguiu os procedimentos indicados, depois de 90 minutos pegou o vaso coletor sem avisar a ninguém, irritou-se ao ver que o oficial o acompanhou até o banheiro para a coleta e ao fim entregou o vaso aberto, contrariando a orientação recebida.

A denúncia informou que Gabigol se irritou por estar sempre na lista de jogadores que realizam o exame. Após a coleta, no dia 8 de abril, Barbosa avisou que aquele seria seu último controle. A confusão ocorreu na véspera do segundo jogo da final do Campeonato Carioca, no qual o Fluminense venceu o Flamengo por 4 a 1 e garantiu o título.

O processo conhecido como “doping surpresa” é realizado pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) e costuma ocorrer sem aviso nos centros de treinamentos.

Gabigol recebeu a primeira notificação sobre a tentativa de fraude no dia 30 de maio de 2023. Posteriormente, o vice-geral e jurídico do Flamengo, Rodrigo Dunshee, fez a primeira defesa do jogador.

Deixe um Comentário