Frio congelante na Serra da Mantiqueira incentiva o turismo

0

AGULHAS NEGRAS

A semana congelante no alto da Serra da Mantiqueira deve levar centenas de turistas para as cidades de Itatiaia e Resende neste fim de semana, que para muitos, marca o início do período das férias. Com média de temperaturas abaixo de zero o Parque Nacional do Itatiaia (PNI) é o carro-chefe dos destinos turísticos na Região das Agulhas Negras. E, geralmente, o turista que se aventura nas trilhas e caminhadas da montanha costuma se hospedar em áreas turísticas do seu entorno, o que favorece a região de Penedo, em Itatiaia, e de Visconde de Mauá, em Resende.

No dia 8, o PNI registrou a mais baixa temperatura do Estado do Rio de Janeiro em 2019, com a estação do Instituto Nacional de Meteorologia registrando -8,1ºC. No decorrer da semana outras marcas próximas foram registradas, sendo que nesta sexta-feira, dia 12, por volta das 5 horas, os funcionários do PNI constataram temperatura de -6ºC. A partir da previsão da meteorologia para sábado e domingo, em Itatiaia, com tempo aberto e mínimas de 9ºC a 11ºC, a projeção para a realidade no alto do PNI vai além disso. “Sabemos que teremos dias de céu aberto, poucas nuvens e sem chuvas. Esses fatores contribuem demais para temperaturas abaixo de zero no alto do parque. Hoje, registramos -6ºC, entre 5 e 6 horas, que é o horário mais frio. Congelou a água e a vegetação, novamente”, comentou um funcionário. O flagrante mostra a água congelada no trecho da trilha do Abrigo Massena, abaixo do Abrigo Rebouças.

No dia 8, o cenário congelante foi flagrado por funcionários e turistas – Fotos: Ivair Fonseca/Edson Bustamonte

Situado na Serra da Mantiqueira, o Parque Nacional do Itatiaia abrange os municípios de Itatiaia e Resende no Estado do Rio de Janeiro e Bocaina de Minas e Itamonte, no Estado de Minas Gerais, onde ficam aproximadamente 60% de seu território. Apresenta um relevo caracterizado por montanhas e elevações rochosas, com altitude variando de 600 a 2.791 metros, no seu ponto culminante, o Pico das Agulhas Negras. Na região do Planalto do Itatiaia, também conhecida como Parte Alta, encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos onde nascem vários rios.

TURISMO REGIONAL

A friaca atrai amantes das baixas temperaturas. “É tipo Frozen, maneiro!”, comentou o jovem Herbert Nunes, 19, de Resende, que pretende visitar o PNI e, quem sabe, a parte alta neste domingo. “Tem um grupo de amigos se organizando. As imagens lembram filmes, cenários que vemos somente na televisão. Tenho parentes de Minas e São Paulo interessados em visitar durante as férias. Estamos planejando tudo”, comenta. E não é somente do turismo regional que cresce com os episódios de frio intenso em Itatiaia.
Em Penedo, Maringá e Maromba, remetem aos dados do governo municipal indicando a média de taxa de ocupação em torno de 65% a 85% neste período de férias. A principal localidade procurada é Penedo, por estar próximo à Rodovia Presidente Dutra e ter atrativos como a Colônia Finlandesa. Gastronomia e beleza natural são alguns dos cartões postais do bairro mais famoso de Itatiaia.

Pedaços de gelo foram tirados como ‘lâminas d’água’ de pequenas poças e córregos no PNI – Foto: Volnei Almeida

As baixas temperaturas no PNI têm levado diversos turistas a se hospedar na Região de Visconde de Mauá, em Resende. “Neste fim de semana temos quase 100% dos hotéis e pousadas do total de 2.900 leitos, ocupados. As pessoas associam o PNI à Visconde de Mauá e se hospedam aqui, indo depois conhecer toda a região, visitar o Pico das Agulhas Negras”, comenta Paulo Gomes Soares, presidente da Associação Turística e Comercial da Região de Visconde de Mauá (Mauatur). “Mas, ainda aqui no alto da serra também temos baixas temperaturas. Na manhã desta sexta-feira, funcionárias de uma pousada foram limpar o ofurô e constataram que a água estava congelada. Ou seja, significa que também temos temperaturas negativas por aqui, no decorrer da madrugada. Com o frio, mesmo durante o meio de semana, nestas férias a expectativa é de taxa de ocupação em 70% na Região de Visconde de Mauá”, afirma Paulo Gomes., lembrando que os turistas podem consultar estabelecimentos e fazer a simulação de estadia na Região de Visconde de Mauá acessando o link: Visite Visconde de Mauá.

Visconde de Mauá também registra temperaturas negativas, segundo a Mauatur – Foto: Arquivo

VISITAÇÃO

O PNI possui vários atrativos tanto na parte alta quanto na parte baixa da unidade. Na alta encontram-se o Pico das Agulhas Negras, Maciço das Prateleiras, Vale do Aiuruóca e a Pedra do Altar. Já na baixa, encontram-se o Lago Azul, Cachoeira Poranga, Piscina Natural do Maromba, Cachoeira Itaporani, Cachoeira Véu de Noiva e os Três Picos.

O Parque pode ser visitado todos os dias do ano, mas o melhor período para conhecer a parte alta é durante o inverno. Enquanto que a parte baixa pode ser desfrutada durante todo ano, mesmo no verão, porém é época de grande incidência de chuva.

HORÁRIOS

O horário de funcionamento é diferente para a parte baixa e parte alta do parque. Na parte baixa o horário para ingresso inicia-se às 8 horas, com permanência até às 17 horas. Nas cachoeiras do Complexo do Maromba a permanência é até às 16 horas. Em caso de chuva, as cachoeiras poderão ser interditadas a qualquer momento para a segurança do visitante, pois há riscos de cabeça d’água.

O Pico das Agulhas Negras é um dos atrativos de visitação no Parque Nacional do Itatiaia – Foto: Arquivo

E na parte alta, o horário para entrada é das 7 às 14 horas. A permanência segue até às 17 horas, impreterivelmente. O ingresso ao PNI custa R$ 17, sendo que os menores de 12 anos e as pessoas acima de 60 anos têm isenção. Para os moradores das cidades do seu entorno, como Itatiaia e Resende, é cobrado apenas a taxa de R$ 3, mediante apresentação do comprovante de residência.

A visitação é livre, o agendamento através do ICMBio deve ser realizado somente em situações quando os turistas desejarem realizar atividade de camping, ou ainda, combinar a travessia por localidades entre as partes alta e baixa, como Ruy Braga, Ruy Braga com Água Branca, Serra Negra e Rancho Caído.