Farmácia Popular Animal pode ser criada em Barra Mansa

0

BARRA MANSA

Tramita na Câmara de Barra Mansa um projeto de lei para criação da Farmácia Popular Animal. A autoria é do vereador Gustavo Gomes e ter por objetivo disponibilizar medicamentos pelo Poder Executivo para que a população tenha acesso a produtos veterinários básicos e essenciais à saúde animal a baixo custo. O projeto precisa ser aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito Rodrigo Drable.

“O Brasil está entre os três maiores mercados do mundo para produtos pet, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e China. Dessa forma, o reconhecimento desses seres de forma mais empática e solidária merece ser resguardado no seio da legislação municipal, sobretudo a saúde desses animais”, disse o vereador.

Se aprovado e sancionado pelo prefeito, o Poder Público pode estabelecer parcerias e convênios com laboratórios da União e do Estado para disponibilizar medicamentos e insumos. E a entrega para a comunidade se daria de maneira simbólica, arcando com o custo de produção ou aquisição. De acordo com projeto, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) será feita de forma gratuita.

Gustavo Gomes entende que é necessário ampliar a dignidade desses animais e à medida que os tutores têm mais acesso à saúde isso se torna mais exponencial. “O projeto visa garantir o acesso a baixo custo de itens veterinários indispensáveis à saúde animal”, apontou.
Atualmente, lembrou Gustavo Gomes, o modelo do programa tem por fundamento o programa “Farmácia Popular”, desenvolvido pelo governo federal, que, atualmente, conta com cerca de 30 mil farmácias credenciadas pelo país, e atende a quase todos os municípios do Brasil. O programa oferece medicamentos gratuitos e de baixo custo ao cidadão, conhecidos como “medicamentos com preço popular”. “Atualmente, as medicações disponíveis no programa Farmácia Popular estão divididas em duas categorias. Parte da lista é gratuita, e parte tem um desconto de 90% em relação ao preço tabelado das farmácias comerciais”, lembrou, frisando que Barra Mansa, nesse sentido, pode ser uma das pioneiras em aperfeiçoar esse programa voltado para o bem-estar animal.

Deixe um Comentário