Filas no último dia para regularização do título eleitoral

0

BARRA MANSA/VOLTA REDONDA

Após períodos de calmaria nos cartórios eleitorais, o movimento dos últimos dois dias do fim do prazo para regularização do título eleitoral nas cidades de Barra Mansa e Volta Redonda foi intenso. A máxima de que o brasileiro deixa tudo para última hora mais uma vez se repete e longas filas se formaram. De janeiro a abril deste ano, mais de 2,1 milhões de pessoas tiraram o título de eleitor. Nesse período, também foram feitas mais de 1,9 milhão de transferências de domicílio eleitoral.

Até ontem era o prazo para: tirar o título de eleitor; coletar a biometria; transferir o domicílio eleitoral; regularizar a situação eleitoral; e atualizar dados no cadastro eleitoral. Em Barra Mansa mesmo antes do prazo terminar o movimento já estava grande. O montador de andaime, Adriano Luiz, de 44 anos, já mora em Barra Mansa há 18 anos, no entanto, somente nesta terça-feira, dia 7, ele foi ao fórum de Barra Mansa para fazer a transferência do título de eleitor, que era de Volta Redonda. Devido à grande procura pelos serviços no cartório eleitoral, ele chegou ao local às 10 horas e só conseguiu a transferência por volta das 12h30min. “Cheguei uma hora antes de começar e já tinham mais de 100 pessoas na minha frente. Todos os anos falo que vou transferir, mas sempre perco o prazo. Dessa vez eu consegui. Vou votar ao lado da minha casa. Antes tinha que ir no Colégio ICT em Volta Redonda”, disse.

Em Volta Redonda, grande movimento foi registrado nesta quarta-feira, 8, nos cartórios eleitorais, no bairro Aterrado. A estudante Iara de Sousa Oliveira, 22 anos, era uma delas. Disse que não teve tempo para fazer a biometria e por isso deixou para a última hora. Mesmo assim, disse que talvez não conseguiria devido ao tamanho da fila e ela ter que retornar para o trabalho.

As eleições

Neste ano, mais de 154,8 milhões de eleitoras e eleitores em 5,5 mil municípios escolherão, nas urnas eletrônicas, candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) determina que nenhum requerimento de inscrição eleitoral ou de transferência de domicílio seja recebido nos 150 dias anteriores à data da votação. O primeiro turno das eleições ocorre em 6 de outubro.

 

Deixe um Comentário