Estudante universitário de Resende participa de maratona empreendedora em São Paulo

0

RESENDE

 Aluno do curso de Comunicação Social da Associação Educacional Dom Bosco, Gabriel Asêvedo Fontana, está em São Paulo representando a cidade no 20º Fórum Nacional do Ensino Superior Particular Brasileiro – FNESP. No evento, o estudante do 1º ano de Publicidade e Propaganda, vai participar do HackLab FNESP 2018, maratona empreendedora para estudantes universitários. O evento termina nesta sexta-feira, dia 28.

Durante a maratona, os estudantes estarão reunidos em equipes de quatro pessoas e terão como desafio desenvolver soluções inovadoras para problemas reais do Ensino Superior no Brasil. As soluções, desenhadas por meio da visão e experiência do jovem estudante serão apresentadas a mais de 700 gestores educacionais, durante uma sessão do 20º FNESP, o maior Fórum de Educação Superior da América Latina. Os gestores presentes no evento vão escolher os três melhores projetos de solução para os problemas identificados pelos estudantes, os quais serão premiados.

Como o nome da maratona sugere, os participantes terão acesso a um laboratório equipado com ferramentas para criação e prototipação de suas ideias. Durante os três dias de imersão, as equipes receberão workshops e treinamentos nas áreas de Design Thinking, Canvas, Cultura Maker e Pitch de vendas.

SELEÇÃO

Gabriel Asêvedo foi um dos 32 selecionados entre centenas de estudantes inscritos, de universidades de todo o Brasil. A seleção foi a partir da resposta dada por eles a duas questões propostas: Qual sua experiência com inovação e criatividade? Quais os problemas que você identifica no Ensino Superior?

Quanto à segunda pergunta, Gabriel citou como o principal problema a dificuldade que os estudantes encontram para produzir artigos acadêmicos. “São tantas as normas técnicas exigidas para se formatar um trabalho acadêmico, que complica a vida do estudante e faz com que ele desanime e acabe desistindo de fazer o trabalho”, detalha o aluno.

Este é o problema que Gabriel vai apresentar, para que os participantes do HackLab proponham uma solução.

Ele explica que durante a maratona, os participantes podem identificar outras necessidades que sejam ainda mais urgentes. “É grande a minha expectativa quanto ao problema que caberá ao meu grupo propor solução, e se teremos condição de ganhar o prêmio. Mas desde já adianto que é uma experiência muito gratificante, poder participar de um evento como esse. É uma grande chance que eu estou tendo, de adquirir cada vez mais conhecimento profissional e enriquecer minha formação, além de poder representar a nossa Instituição nesse Fórum do Ensino Superior, tão importante”, finaliza Gabriel.

Deixe um Comentário