Escola da Serrinha passa a ter educação em tempo integral na volta do recesso escolar em Resende

0

RESENDE

Os pais e alunos da Escola Municipal Moacir Coelho da Silveira, na Serrinha do Alambari, vão ter uma boa notícia na próxima segunda-feira, dia 30, com a volta do recesso escolar. Além de ganhar uma quadra poliesportiva totalmente revitalizada, os 50 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da unidade passarão a contar com escola em tempo integral.

A medida vai beneficiar, inicialmente, apenas os alunos do primeiro segmento, que têm entre cinco e 10 anos. Com isso, os estudantes passarão a contar com oficinas de caratê, jiu-jitsu, música, jogos educativos e atividades esportivas, além das matérias da grade curricular tradicional. Os alunos da educação integral, segundo a Secretaria Municipal de Educação, permanecerão na escola das 8 horas às 16h30min e receberão quatro refeições diárias: café da manhã, colação (refeição leve), almoço e lanche da tarde.

De acordo com a Prefeitura, o ensino integral tem o objetivo é promover o desenvolvimento integral dos estudantes; melhorar a qualidade da educação oferecida aos alunos; motivar a expansão de espaços e oportunidades educacionais através da realização de projetos e atividades pedagógicas, além de ocupar o tempo dos estudantes com atividades supervisionadas. Segundo a secretária de Educação do município, Rosa Frech a meta é ampliar a educação em tempo integral para os alunos do segundo segmento, do 6º ao 9º ano, no primeiro semestre de 2019. “A educação em tempo integral, além de ter uma grande importância para o desenvolvimento dos alunos, também ajuda a reforçar os laços com a escola. No ensino em tempo integral, as possibilidades de desenvolvimento dos estudantes são ampliadas e é exatamente isso que queremos. Outro fator importante, é que a educação integral também ajuda a fortalecer os vínculos dos estudantes com o seu lugar de estudo, ampliando a ideia de pertencimento à escola”, destaca a secretária Rosa lembrando que, além da Moacir Coelho da Silveira, a Escola Municipal Adelaide Lopes Salgado, na Vargem Grande, também atende em tempo integral.

O prefeito Diogo Balieiro Diniz (Democratas) destacou a importância da iniciativa. “Com a implantação da educação em tempo integral em mais uma escola da zona rural, estamos dando um importante passo no sentido de construir uma proposta de educação integral para a nossa Rede Municipal de Ensino. Com essa iniciativa, vamos implantar uma base curricular mais dinâmica e articulada com a comunidade, além de passarmos a trabalhar, com mais intensidade, as capacidades intelectual, física e emocional de cada aluno”, ressalta o prefeito.

REVITALIZA RESENDE

Para que os alunos sejam beneficiados com os serviços oferecidos pela modalidade integral, a Prefeitura investiu na qualificação dos profissionais e também na revitalização de alguns espaços importantes para o desenvolvimento das atividades extras salas de aula, como a quadra da unidade, que está ganhando vida nova e será entregue à comunidade neste sábado, dia 28, juntamente com as obras de melhoria realizadas na praça, que ganhou parque infantil e ainda terá uma academia da melhor idade. O pórtico de entrada da Serrinha, que há anos estava abandonado, também foi totalmente revitalizado.

Utilizada por toda comunidade, a quadra da escola recebeu tratamento especial da Prefeitura, através do programa Revitaliza Resende. Entre as melhorias realizadas no espaço estão o nivelamento e recuperação do piso, troca do alambrado e das grades de proteção, construção de duas arquibancadas e de um palco central. Além disso, o local também foi beneficiado com a instalação de chuveirão e churrasqueira, e com nova pintura, com demarcação padrão para a prática de várias modalidades esportivas.

Deixe um Comentário