Secretaria de Assistência Social promove Oficina de Artesanato com palitos em Itatiaia

0

ITATIAIA

Quem quer aprender a fazer artesanatos com palitos não pode deixar de participar da Oficina que a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do município está promovendo no Centro de Referência da Assistência (CRAS). As inscrições são realizadas diretamente nas unidades do CRAS Centro ou Maringá/Maromba, de segunda a sexta-feira, de 8 horas ao meio-dia e das 13h30min às 17 horas. Podem participar todas as pessoas atendidas pelos Centros de Referência, sendo elas, as famílias acompanhadas pelo Cadúnico, beneficiários do Bolsa Família e integrantes do  Centro de Convivência do Idoso – CCI.

As aulas acontecem as 2ª feiras, das 9 às 11 horas, no Centro de Convivência do Idoso (CCI) e das 14 às 16 horas, no CRAS Centro. Em Maringá a oficina é realizada toda 4ª feira, das 14 às 16 horas, no CRAS Maringá/Maromba. Todo o conteúdo da oficina é ensinado por um oficineiro e os participantes contam ainda com o auxílio de técnico de referência (psicólogo ou assistente social).

De acordo com a secretária Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Raquel Rocha, um dos objetivos da oficina é promover a socialização de todos os participantes. “Durante as aulas os participantes aprendem a fazer uma grande variedade de artesanatos como abajur, fruteiras, caixinhas, enfeites de mesas, entre outros. Entretanto, além de ensinar a fazer o artesanato, o objetivo da oficina é promover uma socialização, ou seja, promover uma interação entre os participantes. Por esse motivo temos sempre a presença de um técnico de referência, que é um psicólogo ou assistente social que ajudam nesse trabalho”, explicou a secretária.

Ainda de acordo com a secretária, a oficina busca ofertar conhecimento, aprendizado e promover um trabalho coletivo. “A oficina não visa o lucro, mas sim o aprendizado, tanto que todo o material que eles produzem ficam com eles mesmos para que utilizem da melhor forma. A nossa preocupação é com o conhecimento coletivo, com o relacionamento e o bem estar de todos e por isso nas aulas os nossos técnicos de referência trabalham essa socialização, observam aquelas pessoas que tem algum outro tipo de problema ou dificuldade de relacionamento e ajudam nesse sentido também”, disse a secretária, informando que em breve na oficina também serão utilizados materiais como papelão e fibra de bananeira.

Deixe um Comentário