Encontro de Motociclistas fomenta o turismo em Itatiaia

0

ITATIAIA

A Colônia Finlandesa em Penedo recebe de hoje até domingo, dia 4, visitantes de varias localidades do Brasil e até países estrangeiros. É o XXIII Encontro Internacional de Motociclistas, que terá início hoje, às 18 horas, confraternizando proprietários e apaixonados pelas motos na área verde do campo situado nas proximidades do City Park Hotel, na Avenida das Mangueiras, em Penedo. Segundo a organização, estão confirmadas bandas de rock e atrações especiais como Madrepérola, Izzy Riders, Os Silvas e PH Trio.

A programação conta com shows de bandas de rock, venda de produtos do gênero e a atração principal que são as inusitadas máquinas potentes, de cores e modelos distintos, conquistando o público. Nesta edição, o governo municipal projeta que aproximadamente 20 mil pessoas circulem por Penedo no sábado, considerado o dia de maior movimento no evento. Impacto positivo para o turismo e a economia da cidade. A rede hoteleira, por exemplo, registra lotação. “A taxa de ocupação média esta em 90 % e 95%. Há diversos hotéis com a taxa de 100 %, porém também há hotéis com vagas ainda”, afirma Alexandre de Rezende Teixeira, secretário de Turismo, comentando a projeção do evento para a economia. “Não temos dados sobre faturamento em reais. Mas, a importância é total para a economia local. O evento contribui com a economia do município através da movimentação dos bares, restaurantes, hotéis e pousadas. São cerca de 20 mil pessoas circulando nos dias de pico da festa. Se comparado a segunda quinzena de julho, período mais intenso da alta temporada, acreditamos que o movimento ultrapasse em 30% ou até em 40%”, assegura.

A Secretaria de Turismo projeta que 20 mil visitantes passem pelo evento, no sábado

Do total de visitantes, a Secretaria de Turismo projeta que o encontro de motociclistas reúne pessoas de todo o país, mas os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais predominam, seguidos de visitantes  de Brasília-DF e Goiânia-GO. Sobre os motoclubes, ao menos 50 são esperados no evento. “Acreditamos que uma média de 50  motoclubes. Já o número de visitantes gira em torno de  20 mil pessoas no dia de  pico da festa, ou seja, no sábado. Isso inclui visitantes das cidades da região também, levando em consideração a passagem pelo evento durante o dia e também à noite”, informa Alexandre Teixeira.

Além de motos exóticas, shows e todo o ambiente do estilo motociclista, o visitante pode encontrar diversos atrativos em Penedo como a rede gastronômica variada, rios, cachoeiras, natureza exuberante, bares, lojas e passeios, entre outros. “No evento eles encontrarão praça de alimentação, lojas de artefatos para motociclistas e shows nos quatro dias de evento”, cita a prefeitura.

TURISMO VALORIZADO

Durante o fim de semana a região de Visconde de Mauá, Serrinha e Capelinha e o centro comercial de Resende também devem ser favorecidas com o fluxo de motociclistas em busca de conhecer a região e usufruir principalmente da rede gastronômica e de hospedagem.  “Em Mauá é comum que eles usufruam da rede gastronômica, passam parte do dia na Vila e retornam a Penedo”, comenta Paulo Gomes, presidente da Mauatur.

Em Resende, donos de hotéis e pousadas aguardam uma possível superlotação em Penedo para abrigar os viajantes de última hora. “Muitos vem pra região nesses encontros de última hora, daí buscam cidades do entorno pra se hospedar. Em 2018 hospedei três casais de Blumenau-SC. Este ano a procura ainda está tímida, mas de sexta em diante deve crescer no balcão do hotel”, comenta o gerente Rodrigo Pereira.

O encontro fomenta a venda de produtos do estilo e atrai público de todas as idades

ACESSO RESTRITO

Durante o evento a Prefeitura de Itatiaia modificou o trânsito para garantir o bom fluxo de veículos e pedestres pela Avenida das Mangueiras e adjacências. Existe projeto para melhoria no centro de Penedo. “Foi aberta uma nova rua no centro de Penedo, que garantirá uma melhora significativa no fluxo de veículos. Essa rua será asfaltada em breve e consequentemente aberta ao trânsito. Porém, para o evento, o trânsito foi alterado  e sinalizado para garantir um melhor fluxo dos motociclistas,  turistas  e moradores. A orientação  ficará a cargo da Guarda  Civil Municipal, que contará com um efetivo de 25 agentes por dia, nos quatro dias de evento”, explica o secretário Alexandre Teixeira.

Em virtude do evento não será permitida a entrada de ônibus, micro-ônibus e vans de excursão em Penedo. De acordo com a Guarda Civil Municipal, a Avenida das Mangueiras estará com trânsito em sentido único, em direção à Praça Finlândia. O início será no cruzamento com a Rua das Velas até a altura do n° 2390, próximo ao ponto de ônibus da África I.

Durante esse período uma parte da Rua Olaria ficará reservada para estacionamento exclusivo de motocicletas. Já a outra parte ficará reservada para operação de carga e descarga dos veículos que estiverem prestando apoio ao evento. Nos quatro dias do encontro os trenzinhos de passeio sairão da Praça Finlândia em direção as Três Cachoeiras, retornando novamente à Praça Finlândia. Ficará expressamente proibida a circulação pela Avenida Penedo e  pela Avenida das Mangueiras.

O evento mobiliza motociclistas de várias partes do país, concentrados em Penedo

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

DIA 1º – QUINTA-FEIRA
18h – Abertura do evento
21h – Banda Garage #443

DIA 2 – SEXTA-FEIRA

12h – Rádio Penedo
19h – Madrepérola
21h – Banda Lado B
22h30min – Road Rock
24h30min – Izzy Riders

DIA 3 – SÁBADO
10h – Rádio Penedo
14h – Rock Vinylparty
17h – Stracto
19h – Matallazi
20h30min – Versão Brasileira
22h – Os Silva
24h30min – PH Trio

DIA 4 –DOMINGO
10h – Rádio Penedo
11h – Rock Vinylparty
14h – Sr. Gouvea

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !