Encontro de Jornadas de Folia de Reis encanta Volta Redonda e Barra Mansa

0

SUL FLUMINENSE

A Folia de Reis em Volta Redonda foi celebrada hoje, quando seis grupos da cidade realizaram suas apresentações no Memorial Zumbi, encantando a população. Já em Barra Mansa, uma mistura de fé, devoção e alegria  marcou a 13ª edição da Jornada de Folia de Reis. O evento tradicional aconteceu no último sábado, dia 18, na Praça Marcello Fonseca Drable, Água Comprida, na Vila Nova. Ao todo 12 folias se apresentaram para um público de mais de mil pessoas.

Em Volta Redonda, o Encontro de Jornadas de Folia de Reis é uma realização da prefeitura, através da Secretaria de Cultura (SMC), que conta com uma comissão dos grupos de cultura popular e manifestação religiosa. Segundo os organizadores do evento, o objetivo é dar mais força e apoio aos mestres e foliões. Além das apresentações, o evento definiu para abril a realização do XXII Festival Regional de Folias de Reis, que ocorre tradicionalmente na Ilha São João.

Para o prefeito Samuca Silva,  a Folia de Reis é um importante patrimônio na cidade. “É muito importante resgatar essas memórias e nossa gestão quer incentivar cada vez mais as iniciativas populares”, ressaltou, informando que no encontro, a Secretaria de Cultura apresentou para a comissão a criação de um projeto de lei que tornará essa manifestação cultural Patrimônio Imaterial de Volta Redonda. A comissão conta com 17 grupos da cidade.

A secretária de Cultura, Aline Ribeiro, enfatizou que a gestão do Samuca tem feito muito pela cultura popular, sempre de maneira democrática e participativa. “Mais do que o encontro em si, pudemos reconhecer todo trabalho destes mestres de Folias que formam a comissão”, destacou.

Para as mestras Andreia e Elisangela Rocha da Jornada da Paz, do bairro Água Limpa, essa tradição é passada de geração em geração. “Tem muito anos que nós participamos da Folia de Reis, somos muito devotos. Meu pai fundou essa jornada. Aqui temos filhos, netos, sobrinhos que passam essa importante cultura para frente. Muitos grupos se acabaram por brigas e desavenças, mas a Folia é maior que isso. Ficamos muito felizes em participar e em abril estaremos nos apresentando também”, contaram as irmãs.

Em Barra Mansa, o evento tradicional aconteceu no último sábado, dia 18 – Divulgação

BARRA MANSA

Já no município vizinho, a ação, que é em  razão ao dia de São Sebastião, padroeiro da cidade, é organizada pelo vereador Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, e recebe o apoio prefeitura, por meio da Fundação Cultura.

Para garantir a segurança e a ordem a Guarda Municipal e a Polícia Militar acompanharam todo a atividade e a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou uma equipe para atendimentos emergenciais e uma ambulância.

O prefeito Rodrigo Drable acompanhou a festividade e garantiu que a Folia de Reis no município faz parte da tradição da cidade. “Esse evento tem que ser cada vez mais valorizado, incentivado e prestigiado. Estamos aqui para reconhecer o mérito de quem trabalha pela cultura de Barra Mansa, agradeço ao vereador Beleza, por manter vivo esse momento que gera alegria e envolve a comunidade”, pontuou o prefeito.

O organizador do evento e vereador do município, o Beleza, agradeceu ao apoio da prefeitura e disse que a cada edição o evento tem tido um crescimento de público e estrutura. “A Folia de Reis é uma das manifestações culturais e religiosas mais antigas no país, por isso trabalhamos para mantê-la viva no município e o que percebemos é que a cada ano temos uma surpresa boa, tanto de público, quando de organização. Nós que trabalhamos para tornar isso real estamos muito felizes e satisfeitos com a festa”, comemorou.

Já o presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, explicou que essa jornada celebra a festa de São Sebastião, além de manter viva a cultura da Folia de Reis. “Esse festividade é uma manifestação cultural de grande importância para o município. O encontro reune pessoas e foliões de diversos municípios e, sem dúvida, é muito aguardado. Nosso compromisso é de garantir que o evento tenha toda estrutura necessária para que ocorra tudo bem, acreditamos que estamos no caminho certo, pois foi um grande sucesso”, finalizou.

O Encontro de Jornadas de Folia de Reis e São Sebastião faz parte do Calendário Cultural da cidade, por meio da Lei 4.1567/2013, de autoria do vereador Carlos Roberto de Carvalho, e também é previsto no Sistema Municipal de Cultura de Barra Mansa pela Lei 4.602/2016.

REIS MAGOS

A Folia de Reis recorda a visita dos Reis Magos (Melchior, Baltasar e Gaspar) ao menino Jesus logo após o nascimento, levando presentes e orientados pela Estrela de Belém que os guiou até o local do nascimento.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !