Dia de Cooperar reúne cerca de duas mil pessoas durante o sábado

0

BARRA MANSA

A Cooperativa de Consumo de Barra Mansa Ltda (Casmadim) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Rio de Janeiro (Sescoop), com a parceria da prefeitura e diversas cooperativas, promoveram no último sábado, 10, o Dia C – Dia de Cooperar, na Praça da Matriz.  A ação, realizada das 8 às 14 horas, teve como foco central o desenvolvimento social, através de atos de cooperação, além de tentar despertar no público presente o interesse pelo cooperativismo. Cerca de 500 pessoas foram diretamente atendidas durante na ação, que recebeu ainda o fluxo de duas mil pessoas.

Foram realizados diversos serviços para os munícipes, como aferição de pressão, medição de glicose, orientação sobre saúde oral, sobre cursos e empregos, na área financeira, além de exposições de produtos de diversas cooperativas. O Dia C é comemorado nacionalmente no segundo domingo do mês de julho, mas pode ser realizado esporadicamente nas cidades. Pela primeira vez aconteceu em Barra Mansa. “É o dia das pessoas conhecerem o cooperativismo, a força que ele tem e sua importância, e também uma forma de oferecer para população uma ação social de forma voluntária”, disse o diretor presidente da Casmadin, Alex Oliveira. A cooperativa estava arrecadando donativos para serem destinados a entidades filantrópicas.

COOPERATIVISMO
O presidente do Sescoop, Vinícius Mesquita, é também presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) no Estado do Rio de Janeiro. Ele disse que o dia de sábado foi uma possibilidade de apresentar o cooperativismo como solução para as mazelas sociais e econômicas que o país vive.  O cooperativismo, apesar de existir desde 1894 ainda não é muito disseminado, mas é forte economicamente. “Temos grandes cooperativas do Brasil, como Aurora, Açúcar União, Unimed e muitas outras. As pessoas convivem com essas estruturas, mas não sabem que são cooperativas que os participantes são proprietários. Vamos lançar esse ano ainda o movimento “Somos Coop”, mostrando marcas que são cooperativas, para que mais pessoas se juntem nesse mundo cooperativo”, contou.

Orientação sobre saúde oral foi também realizada no evento

CATEI

Um dos estantes que estavam servindo a população era o Centro de Atendimento ao Trabalhador e Empreendedor Individual (Catei), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa. Foram 80 currículos preenchidos manualmente, uma espécie consultoria aos trabalhadores desempregados abordando a maneira adequada na elaboração do documento. Segundo o gerente do Catei, Lucas Gonçalves, na segunda-feira quem tiver interesse pode pegar o currículo, no térreo, na prefeitura, para distribuir e quem não for terá o currículo cadastrado para banco de dados do Sine.

Forma de preencher currículo corretamente foi apresentada aos presentes pelo Catei

“O Catei oferece cursos de capacitação para quem está desempregado, aceleração para micro e pequenas empresas, disseminação das vagas do Sine, entrevistas no local”, informou Lucas, completando que apenas neste segundo semestre 85 pessoas já conseguiram vaga de emprego através do centro.

O gerente de indústria e comércio do Catei, Carlos Alessandro, busca com as empresas as vagas existentes e até as demandas de cursos de capacitação.

OS PRESENTES

No evento de sábado estavam Unimed oferecendo orientação sobre saúde; Sicredi e Sicoob, com orientação financeira, Uniodonto informando sobre saúde bucal, Cooperativa alimentar, com orientação sobre o comércio de alimentos; Senac, aferindo pressão, oferecendo serviços de enfermagem e designer de sobrancelha; Saae, falando sobre tratamento de água e coletiva seletiva; ONG Aline Rangel, dissertando sobre proteção de animais; ONG Universo Acreditar, com orientação sobre inclusão social.

Leite Barra Mansa é uma cooperativa de sucesso

 

Deixe um Comentário