Dia da Consciência Negra: prefeituras da região preparam atividades alusivas a data

0

SUL FLUMINENSE

O Dia da Consciência Negra, celebrado no próximo sábado, 20 de novembro, marca a importância das discussões e ações para combater o racismo e a desigualdade social do país, falando sobre avanços na luta do povo negro e a celebração da cultura afro-brasileira. Ainda tramita a Lei 3268/2021 que torna a data um feriado nacional, por enquanto, o feriado é facultativo para Estados e municípios. Mesmo assim, nesta data muitas prefeituras realizam atividades alusivas, com objetivo de levar a conscientização da desigualdade, como, por exemplo, Volta Redonda, Resende e Pinheiral que já divulgaram as programações.

No Estado do Rio já é decretado em todos os 92 municípios o feriado da Consciência Negra, assim como na capital. Outros Estados que aderiram são Alagoas, Amazonas, Amapá e Mato Grosso. No estado de São Paulo, além da capital, é feriado em 106 cidades, mas não existe uma lei estadual, o feriado vale apenas para os municípios que determinaram através de legislação. No Distrito Federal e nos estados do Acre, Ceará, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Sergipe – não é feriado em nenhum dos municípios.

Contudo, mesmo sem feriado, a data é comemorada e celebrada por muitos, que enxergam grande representatividade neste dia, que reflete a força, resistência e o sofrimento que o povo negro viveu no Brasil desde a sua colonização.

Confira os eventos:

Volta Redonda: é a que mais preparou atividades em alusão a data. São um total de 20 ações, presenciais e onlines, entre elas rodas de conversas, feiras de exposições, oficinas, roda com Jongo di Volta e apresentação de documentário. As iniciativas tiveram início na última quarta-feira, dia 17 e vão até o próximo sábado. As atividades estão disponíveis no site da Cultura de Volta Redonda (cultura.voltaredonda.rj.gov.br/consciencianegra/)

Resende: A programação que teve início no dia 17, com a apresentação ‘Memórias Negras Resendense’. Entre os dias 18 e 30 terá a exposição João Cândido e a Revolta da Chibata, entre 9 e 17 horas, no Espaço Z. Já no dia 20 de novembro haverá uma programação especial, a partir das 14 horas, no Parque Zumbi com apresentação musical, de dança e momento inter-religioso.

Pinheiral: Nesta sexta-feira, dia 19, uma roda de conversa com o tema ‘Enfrentando as Dificuldades, com a mediação da professora Ivonete Oliveira. O evento será realizado na sede do governo municipal a partir das 15 horas, com transmissão ao vivo nas redes sociais da prefeitura.

Deixe um Comentário