Deputado e prefeito Irineu debatem sobre projetos de infraestrutura e habitação

0

ITATIAIA

Durante reunião nesta segunda-feira, 16, o deputado estadual Noel de Carvalho conversou com o prefeito Irineu Nogueira a respeito de projetos de infraestrutura e habitação do Governo do Estado para serem levados ao município. Seria uma ponte interligando Itatiaia e Resende e construção de unidades habitacionais.

Também participaram do encontro os secretários de Planejamento, Miguel Monte; o de Habitação, Regularização Fundiária e Agricultura, Izael Bernardes; o de Trabalho, Emprego e Geração de Renda, Leonardo Coimbra; e o de Administração Tributária, Ernane Hélio Dias.

Sobre as unidades habitacionais, a prefeitura já teria locais possíveis para construção. A relação será enviada para o deputado. Noel disse que está reivindicando também para Itatiaia uma unidade escolar do Projeto Escola de Criação de Oportunidades (ECO). “Serão 50 escolas em todo o Estado e solicitei ao governador Cláudio Castro que uma delas seja instalada em Itatiaia. Temos aqui um Ciep e a escola poderia ser construída ali, em uma estrutura independente. Pretendemos trazer a Itatiaia, em breve, representantes da Secretaria de Educação do Estado, para acertamos esses detalhes”, disse.

A respeito da ponte, o deputado informou que já existem recursos para a construção, destinados através de emenda parlamentar de sua autoria. O parlamentar destaca que a legislação de Resende define a área situada entre a RJ-161 e o Rio Paraíba do Sul, limitada a leste pela empresa ArcelorMittal, como “Zona de Instalações de Atividades de Comércio e de Serviço Especial”, prioritariamente de grande porte. E do lado de Itatiaia há uma região classificada como Zona Industrial onde já se instalaram diversas empresas de grande porte, como Michelin, Land Rover, Grupo SEB, dentre outras.

“É uma obra estruturante, que cria um novo eixo viário para Itatiaia. Ela cruzaria o Rio Paraíba do Sul, ligando Itatiaia a Resende, já na estrada que vai para São José do Barreiro, no Vale Histórico de São Paulo. Esta ligação cria maior sinergia entre os dois municípios e suas empresas, proporcionando o acesso de cidadãos de ambas as cidades aos seus locais de trabalho, sem necessidade de transitar na já congestionada Via Dutra. É uma obra que impulsionará o desenvolvimento, facilitando as atividades sociais, comerciais e industriais da região”, lembra o deputado.

A implementação de uma ligação dos dois lados de Itatiaia, na região da Vila Flórida, foi uma das demandas que o prefeito Irineu Nogueira encaminhou ao deputado estadual Noel de Carvalho. Ele também solicitou apoio para a construção de uma Escola Técnica, numa área de nove mil metros quadrados, doada ao município por uma indústria. “Pedi ainda que o deputado reforce nossa solicitação feita ao governo estadual, para que seja dada uma atenção especial para a segurança pública na região de Maromba / Maringá”, conclui Irineu.