Deputada federal sugere o fim da cobrança da tarifa para moradores de Itatiaia

0

ITATIAIA

Os moradores do município poderão não mais pagar o pedágio. O fim da cobrança da tarifa da Praça de Pedágio localizada no km 318 da Via Dutra, nas proximidades da entrada da cidade, foi sugerida nessa semana, pela deputada federal, Christine Nogueira dos Reis Tonietto, a Chris Tonietto (PSL-RJ) ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Deputada Chris Tonietto sugeriu o fim da cobrança da tarifa de pedágio para os moradores – Divulgação

No requerimento de Indicação n.º 918/21, a parlamentar propôs a adoção de medidas administrativas que possibilitem o fim da cobrança de pedágios. Ela cita que a praça de pedágio, cujo expressivo valor é R$ 14,20, está situada no meio do município, causando transtornos para a população, principalmente para os moradores dos bairros Vila Flórida, Vila Esperança e Nhangapi que precisam pagar a tarifa para se deslocarem dentro do próprio município. “Recebemos uma série de demandas populares nesse sentido, considerando a exorbitância do valor da tarifa correspondente. A população que necessita acessar os bairros Vila Flórida e Nhangapi fica sujeita ao pagamento da ‘altíssima’ tarifa”, informa a deputada, lembrando que os bairros citados são carentes de determinados nichos de atividade comercial, a exemplo de farmácias. “A população fica prejudicada tanto pela supressão do seu direito de ir e vir, como também sem ter acesso a estabelecimentos comerciais de suma importância, restando até mesmo impedidos de obter medicamentos e outros insumos de extrema necessidade”, destacou Chris.

“Nos últimos anos foram tomadas diversas medidas judiciais com o objetivo de suspender a cobrança de tão gravosa tarifa. Todavia, devido à existência de um acesso, dentro do município, que liga um bairro ao outro, tais medidas nunca prosperaram”, relatou a parlamentar, no requerimento, explicando que o acesso localizado na Estrada do Jardim Lugano apresenta risco para os moradores. “Segundo informado por munícipes, é muito perigoso e longo o acesso. A estrada não possui iluminação, tampouco boas condições de asfalto, o que facilita a ocorrência de crimes na região”, complementa.

Chris Tonietto destaca que Itatiaia ainda tem perdido arrecadação, já que os moradores estão emplacando os carros em Resende, uma vez que os moradores do distrito resendense de Engenheiro Passos, localizado após a Praça do Pedágio, são isentos da cobrança. “Os munícipes da região de Engenheiro Passos são isentos da cobrança, o que tem levado parte da população de Itatiaia a realizar o licenciamento/emplacamento de seus veículos automotores em Resende, o que faz com que Itatiaia perca também em sua arrecadação”, informa a parlamentar,

Chris Tonietto também propõe que, caso não seja possível a interrupção da cobrança, que ao menos seja realizado um estudo acerca da possibilidade de se reduzir a tarifa atualmente cobrada. “Considerando a relativa fragilidade econômica de Itatiaia, bem como a grave crise econômica e social que o país tem enfrentado desde o início da pandemia, solicitamos ao  Ministro da Infraestrutura que tome as medidas administrativas necessárias para interromper, ao menos provisoriamente, a cobrança de pedágio no município, bem como para atender de modo eficaz as demandas da população, gravemente prejudicada com os valores abusivos cobrados como pedágio na região. Não sendo possível a interrupção da cobrança, clamo à vossa excelência que efetue um estudo acerca da possibilidade de ao menos reduzir a tarifa atualmente cobrada”, defende.

Deixe um Comentário