Escolas da rede municipal da região registram aumento de adesão às aulas presenciais

0

SUL FLUMINENSE

Com o início do segundo semestre do ano letivo, que começou nesta semana, e o avançar da vacinação contra o novo coronavírus, as escolas da rede municipal da região têm registrado um aumento na frequência de alunos nas aulas presenciais. Segundo os dados que as prefeituras passaram ao A VOZ DA CIDADE, Resende é quem tem mais adeptos,  Barra Mansa está sem segundo, Volta Redonda em terceiro lugar e Itatiaia em quarto.

Desde o final de junho desde ano, segundo a prefeitura de Resende,  quando se acenou a possibilidade do retorno às aulas presenciais, os gestores das unidades escolares têm realizado uma força tarefa para chamar os responsáveis para esse momento de retorno. De acordo com os dados divulgados, ao iniciar as aulas em 2 de agosto,  desde a Creche I ao 9 ano do Ensino Fundamental, foram contabilizados 74% dos alunos, o que representa um total de 8.911 alunos de volta às aulas. Quanto aos alunos que ainda estão, por opção dos responsáveis, em atendimento remoto, são 3.162 alunos, ou seja, 26% dos alunos.

Em Barra Mansa são aproximadamente 17.500 alunos na rede municipal, desses, 12.200 voltara para as escolas, sento um total de 70%.  De junho a julho houve um aumento de 10 pontos percentuais saindo de 60%.

De acordo com o secretário de Educação do município, Marcus Barros, a equipe continua em campanha, pois a intenção é que, neste segundo semestre, o número de adesão dos alunos seja de 100% para as aulas presenciais. “Os indicadores são muito positivos, nós temos o nosso município como destaque de início das aulas em março de 2020. Então a gente faz um apelo, uma aclamação aos pais para que procurem as nossas escolas, autorizando o ensino presencial”, disse.

Em Volta Redonda, foi realizada uma Pesquisa de Intencionalidade de Retorno às Aulas, entre 28 de junho e 7 de julho. Participaram da pesquisa 66% dos alunos, aproximadamente 24 mil, desse total, 62% declararam a intenção do retorno presencial, ou seja, um 14.880 alunos. Segundo o último levantamento de dados, em Volta Redonda são 63% dos alunos acessando  a plataforma de ensino e 37% estão fazendo uso de material impresso  entregue pelas escolas. A Rede de Ensino possui 36.605 alunos.

Já Itatiaia tem um total de 4.800 alunos matriculados na rede pública e cerca de 90% estão em aula remota, tendo apenas 10% nas aulas presenciais. Dos 800 alunos matriculados entre o 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos fases VI e VII (EJA), um total de 540 retornaram as aulas nesta semanada, totalizando 67,5% desse público.

Em Porto Real, o retorno de todos os profissionais da educação está marcado para o próximo dia 16 e o dos alunos para o dia 23 deste mês. Primeiro retornarão o Ensino Fundamental (1º, 2º e 3º ano), o Fundamental II (6º e 9º ano) e EJA (todas as séries). Já no dia 6 de setembro será a vez de voltarem a Educação Infantil (maternal I e II, berçário), o Ensino Fundamental I e II (4º, 5º, 7º e 8º ano). As aulas funcionarão em modelo híbrido.

Angra dos Reis também já divulgou um cronograma de volta para a próxima segunda-feira, dia 9, para todos os anos iniciais, o ensino fundamental e EJA. O modelo também será em formato híbrido, com ocupação máxima de 50% dos alunos em sala de aula.

Deixe um Comentário