DEBATE TEMÁTICO RESENDE – Que medidas pretende tomar para melhorar o atendimento na rede de saúde pública municipal?

0

CRISTIANO GONÇALVES 

Foto: Divulgação

O maior e mais complexo desafio de toda administração no Brasil está em torno da Saúde Pública. Assistimos a devassa de uma pandemia, que ceifa vidas e nos fez adaptar os hábitos econômicos e culturais. O pós-pandemia exigirá um olhar mais tecnológico para a Saúde. A volta ao normal depende da saúde econômica, mas algumas medidas direcionam nosso projeto, pois não vamos começar um governo focado em reeleição, ou nas imagens de reformas em redes sociais. Nosso foco é no ser humano. Diante de um orçamento de mais de 1,5 milhão por dia, não se pode deixar para trás aqueles que mais necessitam do serviço público de Saúde. Por isso, todos os serviços da prefeitura poderão ser agendados no WhatsApp, na palma da mão, eliminando filas em postos e agilizando atendimento. Um olhar especial à saúde da mulher, com mais atenção clínico-ginecológica, saúde mental e adoção de práticas de saúde complementares. Todos reclamam, por exemplo, que a realização de um checkup anual é praticamente impossível, pois cada exame é demorado e exaustivo. Vamos criar a primeira clínica de check up do SUS no Brasil. Onde o paciente entra e faz todos os exames necessários para diagnóstico preventivo no mesmo local, com todos os acompanhamentos. Além de aplicativo para as interações com o Poder Público, o usuário do SUS também terá um cartão digital, colocando em nuvem todo o seu prontuário, facilitando o trabalho médico. Durante o tratamento, os familiares poderão acompanhar o paciente, dando carinho e conforto. Nosso projeto contempla também a construção do primeiro Hospital de Câncer de Resende, pois já testemunhei o sofrimento de muitos pacientes que devem se deslocar para outras cidades em busca de tratamento contra o câncer. Saúde veterinária é algo que manteremos, mas o cuidado com o ser humano, a criança, a mulher e o idoso, são prioridades que jamais tiraremos de foco e vamos trabalhar com responsabilidade, agilidade e eficiência na Saúde de todos, pois Resende está acima de tudo.

 

DIOGO BALIEIRO

Foto: Divulgação

 

É sempre muito importante falar de um tema que se tornou prioridade em Resende a partir de 2017, recebendo a atenção que merece. Para início de conversa, a saúde pública de Resende foi eleita a MELHOR do estado do Rio de Janeiro pelo ranking Connected Smart Cities em 2020. Em 2019, obtivemos NOTA MÁXIMA na avaliação da Secretaria Estadual de Saúde em ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE, que visa proteção e prevenção nos cuidados com a população. Mas ainda queremos muito mais!

Tivemos, nesses quatro anos, a Nova Santa Casa, grandes reformas também no Hospital Municipal de Emergência, a UPA 24h, que estava mais próxima de fechar do que de alcançar a qualidade de hoje em dia, nova base do SAMU em Engenheiro Passos, Hidroterapia e Reabilitação, postos de saúde com obras essenciais e por aí vai. Zeramos filas de espera por exames como mamografias, preventivos, eletrocardiogramas, etc.

Ainda há muito a fazer. Mesmo com tanta coisa a nos orgulhar ao olhar para trás, queremos muito mais e vamos continuar retribuindo a confiança que nos foi depositada.  No programa de Saúde Bucal, eleito o melhor do RJ e o terceiro mais eficiente do país, tivemos grandes reformas nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO’s), temos como grande objetivo a construção de mais um CEO no Paraíso, além de reformar os gabinetes odontológicos das escolas. Também temos uma Central de Abastecimento Farmacêutica novinha e regularizamos o fornecimento de medicamentos no município, mas ainda vamos melhorar mais.

Queremos ampliar ainda mais os investimentos em atendimento psicológico, fisioterapêutico e fonoaudiológico e seguir inserindo a tecnologia para agilizar serviços fundamentais. As reformas, que já contemplaram diversas unidades, vão continuar em locais como a Policlínica do Manejo, a Casa da Mulher, o Posto do Estado, entre outros. Além de reformar, vamos construir uma nova Policlínica no bairro Paraíso, um Centro de Reabilitação e Hidroterapia na Cidade Alegria e muito mais. Saúde é prioridade e continuará sendo.

 GABRIELA LIMA

Foto: Divulgação

A melhoria nos serviços públicos de saúde passa obrigatoriamente pela humanização do atendimento. Em nosso governo, vamos focar na qualificação e melhora dos modelos de atenção à saúde básica, especialmente às crianças, aos adolescentes, mulheres, idosos e PCDs.⠀Desde a recepção nas unidades básicas de saúde até o atendimento médico, o serviço continuará sendo aperfeiçoado e realizado com zelo e respeito aos cidadãos de ambos os sexos e de todas as idades.

De modo a garantir saúde pública de boa qualidade à população, vou fortalecer as políticas de incremento da atenção básica em diálogo com as políticas já existentes, e implantar uma equipe de saúde da família para cada 3.500 habitantes em áreas normais e para cada 2.000 habitantes em áreas de interesse social.

O grande objetivo é dar continuidade e sustentabilidade às ações positivas e construtivas de modo a garantir saúde pública de boa qualidade à população.

Quanto aos atendimentos, iremos definir um tempo de espera máximo de até 45 dias para média complexidade, especialidades e exames com um sistema público de monitoramento e transparência dos tempos de espera de atendimento, além de criar, divulgando amplamente, a Central de Marcação de Consultas para monitorar as marcações das unidades de saúde acabando com os encaixes privilegiados.

Nossa meta é criar mais duas equipes de consultório na rua, estabelecendo a vigilância em saúde para populações vulneráveis, humanizando seu atendimento e diminuindo o risco de IST’s, tuberculose e outras doenças contagiosas.

Para conhecer as demais propostas de governo para a área de saúde de Resende, acesse nosso site. https://gabrielacslima.com.br/.

 LAUREANO 

Foto: Divulgação

O candidato não enviou a resposta ao debate temático até o fechamento desta edição.

 

Robson Dias 

Foto: Divulgação

A saúde pública em Resende funciona bem e isso é inegável. O histórico de prefeitos médicos preparou bem o setor. Mas é claro que sempre há pontos que podem ser melhorados. Os Postos de Saúde da Família, nos bairros, são muito importantes no contexto do primeiro atendimento. Por isso, quero garantir que eles sejam muito bem equipados para oferecer o máximo de atendimentos básicos e de especialistas possível, evitando assim a sobrecarga do serviço emergencial e gerando uma qualidade de atendimento ainda melhor à população. Hoje existe uma demora incômoda nos atendimentos dessas unidades básicas, um limite de atendimento diário, e eu acredito que essa logística possa ser otimizada. Outro ponto a ser trabalhado é a humanização. Precisamos preparar mais os profissionais para lidar com as pessoas e evitar experiências ruins.

SELMA ÁLAMO 

Foto: Divulgação

A Saúde do nosso município apresenta muitas fragilidades e estamos vivendo um cenário mundial muito delicado, que inspira atenção e cuidado por parte do Gestor. O nosso governo vai CUIDAR E PROTEGER a família Resendense. Uma das medidas de suma importância será a partir do dia 1 de janeiro de 2021 começarmos a se preparar para a Campanha de vacinação contra a Covid-19. Estaremos atentos para não cometer os erros de campanhas anteriores, quando houve falta de vacinas, formação de filas, desinformação etc. Nosso Plano de Governo tratará a SAÚDE como prioridade, para tanto: criaremos uma central de ambulância visando facilitar o deslocamento dos enfermos residentes na área rural, veículos equipados para situações emergências; investimento em “Estratégia Saúde da Família”; fiscalização rigorosa aos contratos com organizações privadas; implantação de mais uma UPA; implantar um programa de telemedicina e saúde digital; dar continuidade nas melhorias da estrutura física, dos equipamentos e Hospital de Emergência; reativar a farmácia popular; implantar o Posto de atendimento com Terapias integrativas de fitoterapia, reflexologia, acupuntura e outras terapias; capacitação continua para profissionais da saúde; viabilizar a construção do Hospital de Câncer; implantar o Programa Remédio em Casa, priorizando os idosos e pessoas com deficiência; promoção de campanhas itinerantes, voltadas a exames oftalmológicos, diabéticos, ginecológicos e urológicos; criação do PADI (Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso) e/ou Médico da Família; contratação de mais profissionais de saúde; equipar o hospital com estrutura básica para realização de exames de mamogragia e outros exames preventivos; adotar o sistema de marcação de consulta por telefone; intensificar Campanhas de Atenção a Saúde da Mulher, LGBTQ+, criança, adolescente e pessoa idosa; ampliar e fortalecer parceria com o governo do Estado, para a oferta de serviços de alta complexidade; tratamento digno e eficiente a usuários de drogas.  Um governo “BOM DE VERDADE tem que ser BOM PARA TODOS!”.

 

 SILVIO DE CARVALHO

Foto: Divulgação

 

A principal delas: valorização do profissional de saúde. Eles hoje não têm o mínimo de proteção e os salários estão com uma defasagem de sete anos em relação à inflação. Nos primeiros seis meses do meu governo darei um aumento que, ao menos, reponha essa perda.

Vamos melhorar e modernizar o sistema de consultas e exames. É uma vergonha o cidadão ter que esperar, no mínimo 3 meses, por um exame ou uma consulta. E quando esse dia chega, ainda espera horas para ser atendido.

No meu governo, tínhamos um sistema automático de marcação, que gerava mais transparência e efetividade.

Temos também que ter outras especializações, como dermatologistas e oncologistas, por exemplo.

Vamos construir uma clínica de tratamento do câncer e vamos promover na rede pública, cirurgias reparadoras como implante de prótese de mama, para mulheres que tiveram que retirar os seios por conta do câncer, e cirurgia bariátrica, combatendo a obesidade mórbida.

 

Deixe um Comentário