Resende poderá ter serviço público de compartilhamento de bicicletas

0

RESENDE

Com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana no município, a vereadora Marcia Lima (Agir) é autora da Lei nº 4.241/2024, que autoriza a Prefeitura de Resende a contratar, por meio de parceria, concessão ou convênio os serviços de empréstimo de bicicletas. Para isso, pontos com grande demanda por transporte podem passar a dispor de bicicletas para compartilhamento.

De acordo com a lei, O município poderá realizar parceria com o intuito de melhorar a mobilidade urbana, promover a qualidade de vida, fomentar o turismo, incentivar a prática do esporte e melhorar a saúde da população. “Os benefícios são muitos; a população só tem a ganhar com a implantação desse serviço”, comenta Márcia Lima.

A nova norma determina que a exploração do serviço de bicicletas compartilhadas seja realizada por meio de plataforma tecnológica gerida pelas empresas operadoras. Além disso, as bicicletas compartilhadas terão como principais pontos para retirada ou devolução os terminais de transporte urbano, terminais rodoviários, aeroporto, shoppings, hospitais, universidades, pontos turísticos que venham a ser apontados como necessários ou de interesse.

Os pontos de retirada e devolução das bicicletas, por sua vez, deverão disponibilizar painéis contendo informações a respeito do funcionamento dos serviços, bem como mapas de localização das demais estações. Marcia Lima destaca também a importância da bicicleta como instrumento de sustentabilidade ambiental.

Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo publicado na revista Communications Earth and Environment, se todos usassem bicicleta diariamente, o mundo poderia reduzir as emissões de dióxido de carbono em quase 700 milhões de toneladas por ano, o que equivale às emissões anuais do Canadá. “As bicicletas são um meio transporte que emite zero emissões de gases poluentes, além de contribuírem para a melhoria da qualidade do ar e a redução da poluição sonora”, aponta a vereadora.

ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE

Os moradores da Vila Araújo poderão ser contemplados com uma Academia da Terceira Idade na Vila Araújo. A vereadora Márcia Lima teve aprovado pelo Plenário um estudo de viabilidade solicitando a Prefeitura de Resende a instalação da academia no bairro. “O objetivo da indicação é oferecer mais qualidade de vida e saúde para os moradores da Vila Araújo, além de incentivar a população para a prática de atividade física”, justificou a parlamentar.

Deixe um Comentário