DEBATE TEMÁTICO ITATIAIA –  Como utilizar o esporte como ferramenta de inclusão social?

0

DENILSON SAMPAIO 

Foto: Divulgação

Promover a inclusão de pessoas com deficiência física nas atividades esportivas, por meio de projetos específicos. A proposta Peneira de futebol selecionará talentos regionais para grandes clubes de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, através de parcerias entre a prefeitura e grandes clubes como: Flamengo, Vasco, Botafogo, Fluminense, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Cruzeiro e Atlético Mineiro.  Estando a prefeitura disponibilizando transporte para os testes dos atletas, a barreira regional não será mais impedimento para a evolução desses atletas.

O Banco Comunitário disponibilizando um fundo de 2% descontado durante operações comerciais, substituindo as taxas tradicionais de cobrança dos cartões de débito, garantirá recursos para  patrocinar materiais necessários para os atletas de todas as modalidades esportivas.

Assegurar a parceria com o Centro de Convivência do Idoso para realização de atividades esportivas para a melhor idade, com a ampliação do projeto das academias da saúde nos bairros para beneficiar principalmente idosos. Estabelecer parceria com a secretaria de Saúde para promover ginástica comunitária em associações de moradores com profissionais de educação física.

 

EDUARDO SANCLER 

Foto: Divulgação

Eu acredito muito no esporte como mobilizador de outras ações em nossa sociedade, através deles podemos melhorar a nossa saúde, recuperar a saúde dos mais idosos e também como ferramenta para manter longe os mais jovens do mundo das drogas e de outros problemas relacionados. E vamos “recriar” a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer tendo como base o cidadão, com um olhar mais humano, e com proposta série de recuperação de espaços públicos e de eventos esportivos que tiveram sua importância reduzida ao longo dos últimos anos.

Para ampliar os recursos do setor, vamos colocar para funcionar o Fundo Municipal do Esporte, para buscar recursos públicos e também privados para alavancar os esportes de rendimento e também o esporte amador do nosso Município. Com ele vamos, revitalizar todos os espaços públicos e construir novos, ampliando os tipos de modalidade, como por exemplo, para o atletismo, natação e esporte radicais. Vamos recriar as escolinhas, levando mais modalidade e atingindo mais regiões.

Vamos ainda, desenvolver o ‘Programa  Escola  Aberta’ que irá  promover  a  abertura  das  escolas públicas  nos  fins  de  semana,  realizando  atividades  como  torneios  esportivos, capoeira, dança de salão, oficinas culturais, videoteca e palestras de interesse da comunidade. Para a Terceira Idade, vamos criar o ‘Feliz Idade’, que levará equipamento de ginásticas para os bairros, bem como profissionais para acompanhamento médico e orientação esportiva.

Nosso Plano de Governo prevê ainda a criação do Calendário Anual de Eventos, que também incluirá todos os eventos esportivos. Com planejamento, vamos voltar aos bons tempos do esporte que sempre relevou grandes atletas em nosso Município. A esperança vai voltar para Itatiaia, pode apostar!

DUDU 

Foto: Divulgação

Nunca se investiu e acreditou tanto em esporte nos últimos anos em Itatiaia. Esse é um assunto muito importante, e o esporte é uma ótima ferramenta de inclusão social. A prática esportiva é considerada como algo muita relevância do que apenas uma atividade física ou fator de qualidade de vida. O esporte é capaz de unir diferenças entre povos e cooperar no processo de inclusão social. De uma forma ou de outra, é certo que o poder do esporte na inclusão social é imensurável e deve se expandir cada vez mais. Por isso, desde o início da nossa gestão, nosso governo foi pautado em aumentar os projetos esportivos no município, havendo ampliação de duas para nove modalidades esportivas e também na quantidade de polos, que saltaram de dois para 19 em sete bairros (Centro, Penedo, Campo Alegre, Jardim Itatiaia, Maringá, Vila Flórida e Vila Pinheiro). Também implantamos projetos de Futebol de campo, Futsal, Zumba, Vôlei, Handebol, Academia da Saúde, Capoeira e Caminhada Orientada. Como premissa de utilizar o esporte como ferramenta de inclusão social em nosso município, iremos fazer ainda mais. Para isso, temos como proposta em nosso Plano de Governo garantir o acesso de Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais, bem como a construção de piscina olímpica para a prática de esporte aquático. Além disso, também iremos oferecer essas atividades esportivas nos bairros com Profissionais de Educação Física qualificados, a fim de facilitar ainda mais a prática esportiva para todos os moradores. Nós estamos fazendo, e fazendo direito!

IRINEU NOGUEIRA 

Foto: Divulgação

Primeiramente gostaria de registrar que nosso grupo está ainda mais fortalecido com a chegada do Thiago Goés como vice de nossa chapa, em substituição à pedagoga Solange Costa, que continua firme e forte em nossa caminhada. Digo isso porque o Thiago é jovem, muito ligado a grupos esportivos e culturais, o que vai permitir ao nosso governo ter um olhar diferenciado às práticas esportivas e de lazer no município de Itatiaia. Queremos manter um canal permanente de diálogo com nossos atletas, através de nossa secretaria, para que nossas ações sejam assertivas.

A prática esportiva será potencializada pela nossa administração por meio de várias vertentes, várias iniciativas. Posso elencar a construção e revitalização de praças, áreas de lazer, quadras, academias ao ar livre, pistas de skate, de patins e de caminhada, dentre outras ações, como um dos pilares de nossa gestão.

Mas também promoveremos o esporte e lazer como promoção da cidadania e da saúde. Portanto vamos intensificar o esporte nas escolas, no contraturno de nossos alunos, nos programas sociais e de saúde, para que os idosos, por exemplo, disponham de atividades periódicas e multidisciplinares. Então, estou defendendo um governo que vai estar mais próximo das comunidades no dia a dia por meio do esporte e lazer.

Trabalharemos ainda a questão do esporte amador e profissional, ampliando as parcerias com eventuais patrocinadores e incentivando a criação de um calendário esportivo municipal anual, além da promoção de competições e escolinhas esportivas.

Nosso governo representará um divisor de águas para o esporte e lazer em Itatiaia, justamente porque vamos trabalhar as atividades sob seus diferentes prismas, observando a pluralidade de possibilidades que o esporte e o lazer podem representar na vida das pessoas.

IZAEL BERNARDES

Foto: Divulgação

Segundo o site https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_munic%C3%ADpios_do_Rio_de_Janeiro_por_IDH-M, o município de Itatiaia caiu 09 posições no ranking geral do desenvolvimento humano no Estado do Rio de Janeiro. Com isso percebe-se a desigualdade social crescente dentro do município. Não só nos números, mas também tal realidade é visível em nosso município. Quando uma sociedade possui um alto índice de exclusão social, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dessa sociedade fica prejudicado. Quanto menor o IDH, maior o índice de pobreza e de exclusão social, e quanto mais pobreza e exclusão social, maiores são os índices de violência. Atualmente, qualquer discussão sobre saúde ou qualidade de vida não pode omitir a importância do exercício físico, já que o sedentarismo é reconhecido mundialmente como um dos principais fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). O exercício físico é reconhecido como medida de prevenção primária, secundária e terciária. Feita estas colocações, percebe-se que a atividade esportiva é uma ferramenta muito importante para a sociedade de Itatiaia, pois ela proporciona saúde, bem estar, entretenimento, socialização, lazer, entre outros fatores. Apesar destes benefícios que a atividade esportiva proporcional, no município isso não é levado a sério. Não há investimentos. Por isso no nosso governo iremos criar o parque esportivo no bairro Jardim Itatiaia, que compreenderá na construção de quadras de tênis, futsal, basquete, área de caminhada, academia esportiva, tudo em um local. Cada bairro terá também sua academia ao céu aberto. Nas escolas, estaremos realizando as olimpíadas municipal, com objetivo de socializar os alunos, bem como proporcionar a atividade física e o lazer. Itatiaia é um paraíso, sendo certo que a população não usufrui desta qualidade. Por isso no dia 15 de novembro vote 27, Izael Bernardes para prefeito e Alexandre Medeiro Para vice-prefeito, pois nosso governo Itatiaia irá torna-se um cidade esportiva, tanto de lazer, saúde, como de competição.

 

PROFESSOR ADRIANO 

Foto: Divulgação

Um dos grandes problemas da atualidade é o crescimento da criminalidade que afeta todas as camadas sociais de diferentes formas. Mas é inegável que as comunidades periféricas são as que mais sofrem com a falta de acesso a atividades lúdicas e desportivas, tão necessárias para o pleno desenvolvimento do ser humano, se tornando assim mais expostas a violência. As crianças e adolescentes da nossa cidade não tem a possibilidade de desenvolver seu potencial plenamente devido a ausência de projetos desportivos, recreativos e culturais. Nossas principais propostas para o esporte são:

✓Aumentar investimentos e criar mecanismos mais transparentes de gestão dos recursos financeiros da Secretaria de Esporte e Lazer;

✓Instituir um Plano Municipal de Esporte e Lazer e fortalecer o Conselho Municipal de Esporte e Lazer garantindo sua autonomia e independência; ✓Valorizar os Profissionais de Educação Física;

✓Criar bolsa de apoio e incentivo ao Esportista Amador;

✓Melhoria da infraestrutura das quadras esportivas existentes bem como criação de projetos para construção de novas quadras, praças, parques e jardins nos bairros e nas escolas municipais ainda inexistentes;

✓Criar o projeto Escola Viva abrindo as escolas em períodos noturnos e finais de semana para práticas esportivas e de lazer; No nosso governo, as escolas municipais, que muitas das vezes, são o elo mais forte entre a população e a comunidade, estarão abertas entre 18 e 22 horas com atividades como judô, balé, capoeira, futsal e nos finais de semana com oficinas e atividades recreativas para todas as faixas etárias;

✓Projeto Nadar Nosso município é cortado por rios em todas as regiões. Isso expõe a todos e todas as situações de risco por não saberem nadar. Nosso projeto tem como objetivo principal, encarar a natação como uma forma essencial de sobrevivência, saúde e desenvolvimento que deve ser acessível à população.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um Comentário