Notas & Notas Política – 29 de outubro de 2020

0

Conselho de Educação de Quatis 

Foto: Divulgação

O professor Aluísio D’Elias (PSC), candidato a Prefeito no Município de Quatis, participou de uma entrevista online realizada pelo Conselho Municipal de Educação de Quatis (CME). Centenas de pessoas já visualizaram o vídeo que está disponível em um Canal do YouTube do próprio CME. O encontro virtual foi conduzido pelo presidente, o professor Hélio Ricardo Pereira Batista. A entrevista foi uma etapa do projeto Diálogos sobre Educação que tem como objetivo a reflexão sobre os desafios da Política Educacional e ouvir as propostas de todos dos candidatos ao cargo de Prefeito.

Respondendo perguntas 

O candidato Aluísio D’Elias respondeu a perguntas encaminhadas pelas escolas, pelo próprio conselho e também pelo chat ao vivo. Uma das suas propostas é garantir a elaboração do Plano de Ações Articuladas (PAR), um instrumento de planejamento disponibilizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que são elaborados pelos Municípios e Estados.  Diante da dificuldade orçamentária do Município, o candidato pretende captar recursos diretamente com o Governo Federal ou através de Emendas Parlamentares, por intermédio deste Plano.

Compromisso com os profissionais 

Durante a entrevista o candidato também assumiu diversos compromissos com a categoria profissional. Ele afirmou que realizará a adequação do Plano de Cargos e Salários, a concessão automática de triênios, a garantia do Piso Salarial Nacional e a garantia de 1/3 da carga horária do professor para o planejamento de atividades e a formação continuada. “Vamos realizar uma Gestão Democrática, onde toda a população poderá participar das tomadas de decisão na política educacional. Fortaleceremos todos os conselhos municipais e conselhos escolares. Teremos uma gestão descentralizada e iremos fazer de tudo para que o Município cumpra com o Plano Municipal de Educação”, defendeu Aluísio D’Elias.

negociações e capacitações 

Foto: Divulgação Cris Oliveira

Na data em que é comemorado o Dia do Servidor Público, 28, o candidato a prefeito de Barra Mansa Thiago Valério (Cidadania) destacou que a categoria está abandonada pela gestão atual e reforçou suas propostas para o funcionalismo. Se eleito, o candidato destaca que fará uma política de relacionamento com negociação permanente com a categoria, não apenas para rever os salários, mas construir ações que possam valorizar os servidores. E uma dessas construções será a elaboração e implementação dos Planos de Carreiras divididos por setores, como educação, Guarda Municipal, saúde, assistência social, infraestrutura e administração.

MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO 

Thiago Valério pensa em oferecer melhores condições de trabalho aos servidores, criando um Centro Municipal de Capacitação em Políticas Públicas, com parcerias com instituições públicas e privadas para ofertar cursos. No plano de governo da Coligação Barra Mansa de Verdade, composta ainda pelo candidato a vice-prefeito Noé Garcêz, está ainda a construção de um Restaurante no Centro Administrativo (Campla) para todos os servidores.

VALE ALIMENTAÇÃO E TRANSPORTE 

Uma reclamação constante da categoria é o atraso no crédito do vale alimentação e vale transporte. O candidato diz que assegurará o pagamento até o quinto dia útil. “Na área de gestão de pessoal, será adequada a lotação e organizadas as funções, carreiras e gratificações”, disse Thiago.
Para assegurar saúde aos servidores, Thiago Valério implantará uma ação inédita, o Programa de Saúde e Segurança Ocupacional, garantindo a oferta adequada de Equipamentos de Proteção Individual.

equilíbrio financeiro e fiscal 

A busca pelo equilíbrio financeiro e fiscal de Barra Mansa será também de suma importância num eventual governo de Thiago Valério. A respeito do Fundo de Previdência Municipal (Previbam), o candidato destaca que é urgente o seu fortalecimento, reduzindo o déficit financeiro e garantindo maior liquidez e fluxo de caixa. “Pretendemos elaborar no prazo de seis meses, um estudo financeiro indicando as ações necessárias para o equilíbrio financeiro do Fundo. Reduzir ao menor número possível, os contratos CLT’s da prefeitura, possibilitando assim maior fluxo financeiro de contribuições ao Fundo Municipal de Previdência”, apontou.

Diálogo e respeito 

Foto: Divulgação

O candidato a prefeito de Barra Mansa, Bruno Marini, destacou que com diálogo e respeito será possível dar mais valorização aos funcionários públicos. O candidato falou sobre o Dia do Servidor Público, lembrado nesse dia 28. Em campanha pelas ruas de diversos bairros, Marini defendeu a realização de uma reforma administrativa e programas de incentivo ao funcionalismo. “O servidor público é minha prioridade, pois sabemos que para que possamos ter uma administração eficiente, precisamos de profissionais com remunerações justas e preparados para exercer a função”, disse o candidato, afirmando que tal medida reduz custos e otimiza a capacidade de solução de problemas durante a administração do município.

fundamento técnico 

Marini criticou ainda as contratações, sem fundamento técnico. “Sou contra um cargo comissionado receber muito mais que um servidor de carreira, que está ali, há anos, se dedicando para que a máquina pública funcione na sua totalidade”, frisou.  O diálogo é outro item considerado pelo candidato como prioritário para o bom funcionamento da administração. Bruno afirma que é favorável a gestão democrática e articulação permanente entre diferentes atores: governo, iniciativa privada e sociedade.

MUTIRÃO PARA ACABAR COM FILAS

O candidato a prefeitura de Volta Redonda pelo Solidariedade, Granato, voltou a afirmar, na quarta-feira, 28, que uma das primeiras providencias que tomará quando assumir o comando da cidade em janeiro, será realizar um mutirão para acabar com as filas para consultas e cirurgias na rede municipal de saúde. “Não posso concordar com este descaso com que o atual gestor está tratando a nossa cidade”, afirmou Granato, complementando que há um hospital, o Santa Margarida, que está, em sua visão, praticamente fechado e que não há uma cirurgia sequer e que até agora atendeu a apenas 800 consultas.

ENTREVISTA NA VIBE – 

Foto: Divulgação

Em entrevista a rádio Vibe na manhã de terça-feira e na caminhada realizada na tarde de quarta pelas ruas da cidade, Granato voltou a afirmar que como está não dá para continuar. “Já conversei com o governador do Rio  em exercício Claudio Castro e vamos transformar o Santa Margarida em um hospital de referência para atender não só os habitantes de Volta Redonda, mas de todas as cidades circunvizinhas que já fazem uso do São João Batista, as custas da cidade, mas que com esse hospital suas consultas e atendimentos serão pagas pelo governo estadual”, disse.

Funcionalismo

No dia em que comemorou o Dia do funcionalismo público, Granato garantiu a todos os funcionários públicos que no seu governo, eles voltarão a ter um atendimento de saúde nota 10, frisando ainda sobre o pagamento em dia do funcionalismo.

APOIO RECEBIDO NOS BAIRROS

Candidatos em Volta Redonda a prefeito e vice pelo DEM, Antônio Francisco Neto e Sebastião Faria destacaram o apoio que as carreatas e atos de campanha estão recebendo nos bairros. Na última terça-feira, a dupla percorreu quase dez localidades diferentes levando as propostas de governo para o futuro de Volta Redonda. “Somos duas pessoas típicas de Volta Redonda. Eu nasci e fui criado aqui e o Faria chegou para trabalhar, adotou e foi adotado pela nossa cidade, ajudou a construir Volta Redonda. A identificação da população com nosso projeto é algo extraordinário”, disse Neto.

PAPEL IMPORTANTE

O ex-prefeito voltou a afirmar que Faria terá um papel importante na retirada definitiva das Organizações Sociais do comando dos hospitais públicos mantidos pelo município. Da mesma forma, Neto ressaltou que será necessário ter um cuidado especial com a atenção básica da saúde. “Infelizmente, as pessoas vêm até nós com muitas reclamações. Faltam médicos, remédios, os exames demoram e as cirurgias estão cada vez mais raras. Vamos ter muito trabalho, mas com experiência e muita honestidade vamos melhorar a situação”, disse, completando que a segurança e a Infraestrutura são outros pontos muito questionados pelos moradores.

MENSAGEM AOS SERVIDORES

A candidata a prefeita, Dayse Penna postou em suas redes sociais uma mensagem para os servidores públicos ontem. Servidor Feliz é a proposta de Dayse para gerar satisfação aos servidores, promovendo saúde e bem estar tanto para o servidor quanto para a população atendida por ele. A metodologia a ser usada, Felicidade Interna Bruta (FIB) é baseada em nove aspectos. São eles, Bem-estar psicológico, Saúde, Gestão do tempo, Vitalidade comunitária, Educação, Cultura, Meio ambiente, Governança e Padrão de vida.

Saúde Humanizada

Dudu, atual prefeito de Itatiaia e candidato a reeleição pelo PSC, propõe em seu novo Plano de Governo uma Saúde ainda mais humanizada para o município. Eduardo Guedes quer continuar fortalecendo os serviços das especialidades médicas, contratar ainda mais profissionais das áreas médicas por meio de concurso público, e realizar  manutenção contínua do Hospital e demais unidades de saúde, equipando-os e modernizando-os.

Deixe um Comentário