Covid-19: Agências do INSS não terão atendimento por 15 dias

1

SUL FLUMINENSE

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) devem ficar atentos aos procedimentos do órgão durante o período de isolamento domiciliar proposto contra o avanço do Novo Coronavírus (Covid-19). Visando preserva a saúde dos segurados e colaboradores do instituto, foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, dia 18, a Portaria 375, que suspende o atendimento nas agências pelo período de 15 dias em todo o país.

Portanto, serão mantidos apenas atendimentos agendados para cumprimento de exigências de requerimentos de benefícios previdenciários e assistenciais, perícias médicas previdenciárias e avaliações e pareceres sociais dos benefícios previdenciários e assistenciais. Os segurados que estavam agendados para comparecer a agência para outros serviços deverão ser remarcados para data posterior à suspensão. Vale destacar que o INSS informará a todos os segurados a nova data, sem a necessidade de novo agendamento.

Além disso, para evitar aglomerações na sala de espera das agências, foi determinado que o acesso seja limitado apenas aos segurados agendados para os próximos 20 minutos de cada agendamento, em especial da perícia médica. Dessa forma, o acesso ficará restrito, evitando assim aglomeração de segurados no mesmo ambiente. Acompanhantes serão permitidos somente em situações indispensáveis.

PROVA DE VIDA

O INSS também ressalta que os beneficiários não terão interrupção nos pagamentos por não realizar a prova de vida pelos próximos quatro meses, a partir deste mês de março. A suspensão do procedimento de bloqueio do pagamento faz parte das medidas estabelecidas pelo órgão para enfrentamento do Covid-19, com o objetivo de reduzir o risco de contágio entre cidadãos. Em situações normais, a prova de vida é feita pelo segurado anualmente para comprovar que ele está vivo e garantir que o benefício continue sendo pago.

SEM SAIR DE CASA

O INSS reitera que os segurados não precisam se deslocar até uma agência para ter acesso aos serviços ou pedir um benefício. Basta acessar o Meu INSS através do site https://bit.ly/2UbzN3u ou ligar para a Central 135, que funciona de segunda a sábado de 7 às 22 horas. O segurado só deve buscar atendimento presencial se for imprescindível, como caso de perícia médica.

1 comentário

error: Conteúdo protegido !