Resende limita o transporte coletivo e comércio será fechado sábado

0

RESENDE

O prefeito Diogo Balieiro definiu nesta quinta-feira, dia 19, o Decreto nº 13.104, que dispõe sobre a adoção de novas medidas de contenção e distanciamento social como mecanismos de prevenção ao Novo Coronavírus (Covid-19) no município.

As novas normas são mais contundentes na ação de distanciamento social e seguem, a exemplo do que já está em vigor, medidas temporárias para o bloqueio da circulação do vírus no município.

De forma excepcional, a Secretaria Municipal de Saúde suspende/promove por 15 dias, a partir desta sexta-feira, dia 20, medidas que afetam o transporte coletivo, estacionamento rotativo, acesso às áreas de lazer, prática de atividades esportivas e ocupação de leitos na rede hoteleira.

O sistema de transporte coletivo será limitado a 50% de passageiros sentados, a partir desta sexta-feira, dia 20

Define a redução de 50% da capacidade de lotação de passageiros do transporte coletivo municipal, considerando somente os passageiros sentados. Além disso, reduz em 50% a disponibilidade de horário das linhas municipais em circulação.

Todas as praças, parques, quadras e jardins serão fechados para evitar a aglomeração de pessoas. Também será limitada em 30% a ocupação de hotéis e pousadas de Resende e seus distritos. O decreto estipula, ainda, que o estacionamento rotativo de Resende que abrange vagas em Campos Elíseos, Centro e Manejo, seja fechado. Também suspende todas as atividades de paraquedismo, bem como voo livre (parapente, asa delta e planadores) no município.

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Tiago Diniz, comentou o novo decreto da prefeitura para o VOZ DA CIDADE. Diniz lembra que o governo segue normas de segurança de saúde coletiva. “A Prefeitura de Resende tem seguido estritamente todos os protocolos determinados pela Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde. Cidades que se recusam a adotar tais medidas ou que as adotam pela metade já são alvos de ações judiciais. Por outro lado, a prefeitura acompanha e cobra movimentações das equipes econômicas na esfera estadual e federal, para que possa editar medidas compatíveis com o momento, de forma possa amenizar o impacto de ações e sanções já promovidas no sentido de promover o afastamento social. Nossa preocupação é com todos e os empresários de qualquer esfera não estão fora de nossos esforços”, disse.

COMÉRCIO FECHADO AOS SÁBADOS

Já a partir do sábado, dia 21, também pelo prazo de contingência, o decreto determina que todos os shoppings deverão suspender suas atividades mantendo em funcionamento somente as farmácias, clínicas médicas, serviços de entrega (delivery) para gêneros alimentícios.

Todo o comércio deverá ser fechado aos sábados durante o prazo de contingência, a partir do dia 21. A exceção é para restaurantes, postos de gasolina, farmácias, clínicas médicas, empresas de alimentação, supermercados e aqueles que operam o sistema de delivery.

Segundo o vice-presidente de Relações Públicas da Câmara de Dirigentes Lojistas de Resende e Itatiaia, Emílio Castro, o momento é de colaborar com o setor público municipal, visando garantir a segurança e saúde da sociedade. “Temos que ficar atentos e colaborar, pois se o prazo tiver de ser maior, vamos acatar. O momento é de confiar na saúde pública. É o período de o empresário se reinventar, pensar o seu negócio e na forma de atuação. Adaptar-se a este momento crítico”, argumenta.

A direção do Resende Shopping, no Centro, também comentou sobre o decreto pelo fechamento de lojas. Para evitar o avanço do novo coronavirus (Covid-19) e em respeito ao decreto nº 13104 da Prefeitura Municipal de Resende, o Resende Shopping vai suspender suas atividades durante 15 dias, a partir deste  sábado.

O Shopping esclarece ainda que os serviços de delivery de alimentação poderão continuar à disposição da população, seguindo o posicionamento de cada operação. “Reforçamos que estamos atentos aos desdobramentos do avanço da doença no país e na nossa cidade, empenhados em fazer todo o possível para garantir a segurança e bem-estar daqueles que frequentam nosso shopping. Sabemos que quanto mais cedo as pessoas respeitarem as normas de isolamento social, mais cedo passaremos por esta fase e poderemos voltar com as nossas atividades.”, declara Alessandro Machado, superintendente do Resende Shopping.

O decreto pode ser regulamentado por resoluções e portarias expedidas pelo prefeito Diogo Balieiro Diniz. Segundo o governo, todas as diretrizes seguem orientações da Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde contra a Covid-19.

Deixe um Comentário