SUL FLUMINENSE
Uma boa notícia para quem está procurando emprego: a previsão é que novos postos de trabalho sejam abertos para o fim deste ano. Em Barra Mansa, de acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Xisto Vieira Neto, tecnicamente o país está saindo da fase de recessão. “As empresas estão com seus quadros enxutos, o segundo semestre é sempre melhor para a contração do que o primeiro, pelo acompanhamento que temos feito, as empresas irão contratar, acredito que em outubro novas vagas comecem a surgir”, diz o presidente.
Para os interessados para achar tais vagas é preciso gastar sola de sapato. “As redes sociais e sites ajudam na divulgação, porém é preciso bater nas portas e levar currículo pessoalmente”, destacou Xisto.
A quem conseguir a vaga temporária, Xisto alerta sobre o comportamento do funcionário para que ele possa lutar pela efetivação. “É preciso agir como se realmente fosse um trabalhador fixo, levar a sério, ser responsável, se dedicar a nova função. Alguns temporários conseguem vagas fixas por demonstrar tal comportamento. O que vejo hoje é que muitos dos que estão desempregados não estão tendo profissionalismo e também não se esforçam. É preciso se atualizar, batalhar pra manter sua vaga”, aponta.
EM NOVEMBRO NA CIDADE DO AÇO
Em Volta Redonda, mesmo diante da crise econômica que ainda assola o País, a expectativa do Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio-VR) é um aumento de 5% no número de empregos temporários no comércio da cidade em comparação ao mesmo período do ano passado. Ainda de acordo com o Sicomércio, as vagas deverão ser pelo menos 30% a mais das oferecidas entre outubro e janeiro deste ano.
O presidente do Sicomércio, Jerônimo dos Santos, lembrou que, parte desses temporários acaba efetivada. Destacou ainda que, é também um bom momento para descobrir novos talentos e criar oportunidades futuras ou até trocar funcionários que possam apresentar um rendimento profissional menor, abaixo da expectativa. Além disso, de acordo com Jerônimo, janeiro é um período de férias e, com isso, muitos temporários acabam ficando mais tempo para cobrir esse período de ausência.
A previsão é de que as contratações comecem em novembro, diferente dos anos anteriores em que as vagas eram preenchidas a partir de outubro. Vale lembrar que, o maior número de temporários é contratado para ocupar vagas nos estabelecimentos dos principais centros comerciais da cidade, como Amaral Peixoto, Aterrado, Gustavo Lira, Vila Santa Cecília e Retiro. No ano passado, pelo menos 700 pessoas foram contratadas para vagas temporárias de fim de ano, em Volta Redonda.
Como sempre, os setores que mais devem contratar no período do Natal e Ano Novo, serão o de vestuário, calçados, brinquedos e os supermercados.