Começa nesta sexta-feira em Resende as celebrações do Dia de São Sebastião

0

RESENDE

Começa nesta sexta-feira, dia 17 e segue até a próxima segunda-feira, dia 20, as comemorações do Dia de São Sebastião. A comunidade católica da Igreja de São Sebastião, localizada na Rua Alfredo Whately, no bairro Campos Elíseos, principal Centro Comercial da cidade, estará reunida por quatro dias para celebrar o seu padroeiro. Na programação haverá tríduo, que equivale a três dias de orações e celebrações religiosas, quermesse e a tradicional procissão em honra ao Santo e benção aos fiéis. Toda a programação é aberta ao público.

O padre Francisco Alves da Silva falou sobre a importância do santo para a comunidade católica. “É uma devoção popular, mas no fundo tem uma questão de coerência com o seguimento de Jesus com o evangelho e com testemunho de fé. Se a gente olhar a vida de São Sebastião, ele foi um homem que no seu tempo rompeu com as estruturas de morte, deu testemunho e encorajou os prisioneiros a viverem a fé. Hoje celebrar São Sebastião não é só lembrar e reviver uma figura do passado, mas é olhar sua fé, coerência, determinação e coragem de seguir Jesus e seus ensinamentos. Para nós católicos, cristãos, filhos e filhas de Deus, é de suma importância o santo. Só que a gente não pode ficar só no devocionismo. Temos que dar passos e ir além. Este é o sentido da festa de São Sebastião que celebramos todos os anos”, explicou o pároco.

Padre Francisco disse que celebrar São Sebastião é olhar sua coragem de seguir Jesus -Cyntia Freitas

Como todos os anos a Igreja preparou uma extensa programação para homenagear São Sebastião. A programação religiosa começa nesta sexta-feira com o primeiro dia do tríduo em honra ao santo presidido pelo padre Antônio Carlos com o tema “Fé, oração e devoção de São Sebastião à eucaristia, presença viva de Jesus”. As orações acontecem na Igreja, sempre com missa e ofertório vivo, às 19 horas. No sábado, dia 18, o padre Francisco fará a celebração que tem como tema “São Sebastião em comunhão com a evangelização, igreja viva em missão”. Já no domingo, dia 19, o padre Antônio Carlos, fará missa que tem como tema “Como São Sebastião, contemplamos o mistério da misericórdia; fonte de alegria, serenidade e paz”.

Na segunda-feira, dia 20, acontece a missa festiva, a partir das 19 horas, celebrada pelo padre Francisco. Em seguida será realizada a tradicional procissão que sai da igreja em direção ao final da Avenida Alfredo Whately, na Vila Araújo, segue até a esquina da Avenida Presidente Vargas, contorna o Colégio Olavo Bilac até a Rua Flora de Araújo e retorna para a igreja.

PROGRAMAÇÃO FESTIVA

A programação festiva em homenagem a São Sebastião acontece a partir de sexta-feira, dia 17 até segunda-feira, dia 20, com a tradicional festa no pátio da Igreja. Como nos anos anteriores a renda da quermesse é voltada para a evangelização e manutenção da igreja.

As festividades começam logo após a missa, quando acontecem as quermesses com barracas de comidas típicas.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !