Clube Finlândia promove a primeira edição do “Kirpputori” em Penedo

0

ITATIAIA

Nestes tempos de inflação nas alturas, nada melhor do que comprar produtos usados e em bom estado, com preços muito mais em conta. Neste sábado, quem tiver interessado em comprar diversos objetos, entre eles, utensílios domésticos, itens de decoração, eletrônicos, livros, discos, não pode perder a primeira edição do “Kirpputori” – o mercado do desapego da Finlândia, que será realizado, pela primeira vez, em Penedo. O bazar é promovido pelo Clube Finlândia, e acontece na sede da entidade, no período das 10 às 17 horas.  O evento é gratuito e aberto ao público.

Segundo a presidente do Clube Finlândia, Aime Virkkila, o “Kirpputori” ou Flea Market, em inglês, nada mais é do que um Mercado das Pulgas, onde as pessoas se reúnem para comercializar bens antigos, usados e outras mercadorias, inclusive de fabricação artesanal. “O ‘Kirpputori’ faz parte da cultura finlandesa há anos e foi muito popular após a Segunda Guerra Mundial, onde as pessoas trocavam ou vendiam diversos produtos usados mais em conta para comprar o que precisavam. Essa modalidade de comércio visa fazer a economia circular e ajudar na preservação do meio ambiente”, explica Aime, que morou 13 anos na Finlândia e está ajudando a promover o Mercado das Pulgas pela primeira vez em Penedo. “O ‘Kirpputori’ acontece muito nos bairros, igrejas e até nos estádios de futebol na Finlândia, onde as pessoas têm um local onde não pagam impostos e podem vender seus produtos usados ou manufaturados por elas mesmas. É um mercado de troca e vendas de produtos usados, em que o vendedor pode dar o seu preço. Além disso, o local é propício para conhecer pessoas, fazer novas amizades e novos negócios”, complementa.

Nesta primeira edição, o “Kirpputori” está sendo produzindo pela diretora Cultural do Clube Finlândia, Melissa Barretti.

Aime explica ainda que o Clube Finlândia vai fornecer ao vendedor o espaço de duas mesas e duas cadeiras. “O expositor contrata uma banca para expor por R$30. No dia do evento, ele deve chegar 45 minutos antes do horário de abertura do bazar para organizar seus objetos. Ele pode vender vários produtos, exceto armas de fogo, medicamentos álcool e objetos ilícitos. As pessoas são convidadas para ver e ou comprar os produtos”, informa a presidente.

Deixe um Comentário