Cláudio Castro vai investir em um calendário de eventos para acelerar a recuperação de bares e restaurantes

0

RIO

O governador e candidato à reeleição ao Governo do Rio, Cláudio Castro, afirmou que vai trabalhar para atrair eventos para o Estado do Rio de Janeiro para superar os gargalos que ainda persistem na retomada das atividades do setor de bares e restaurantes. O anúncio foi feito durante evento com representantes do segmento, organizado pelo SindRio, nesta sexta-feira (16/09), quando foram apresentadas demandas para o candidato.

“O Rock In Rio voltou a provar a importância dos eventos para a capital e para o estado. A ocupação do setor hoteleiro na semana do evento superou a do último Réveillon. Com a cidade cheia de turistas, os bares e restaurantes, consequentemente, também ficam. Isso só prova, mais uma vez, a importância de atrairmos mais eventos. Além do Rock In Rio – que não pôde ser realizado em 2021 -, já conseguimos trazer de volta a StockCar e a Copa Davis e vamos trabalhar para construir um calendário ainda mais robusto, o que vai nos ajudar a acelerar a retomada da economia fluminense”, afirmou Cláudio Castro.

Prejudicado pela pandemia da Covid-19, o setor de bares e restaurantes vem mostrando sinais de forte recuperação, tendo conquistado 60% das vagas perdidas durante a crise sanitária. Com 17,2 mil empreendimentos no estado, o segmento emprega formalmente 170 mil pessoas e, nos últimos 12 meses, gerou 16.981 vagas, ajudando a puxar a economia do estado. Boa parte dessa recuperação se deve à atuação do Governo do Estado com a imunização da população, distribuindo e aplicando 42 milhões de vacinas, o que permitiu antecipar a reabertura do comércio, e o financiamento de R$ 47,3 milhões em 663 linhas de crédito, disponibilizadas pela AgeRio (Agência de Fomento do Estado).

Cláudio Castro lembrou que o Governo do Estado tem trabalhado para solucionar fatores que, segundo representantes do setor, dificultam uma retomada mais acelerada, que seriam a inflação e gargalos logísticos. Em relação a isso, o governador afirmou que está investindo R$ 2,2 bilhões em infraestrutura de transportes, tendo revitalizado 880 quilômetros de rodovias e 15 quilômetros de estradas vicinais. Além disso, o governo realizou a maior política de redução de impostos, tendo diminuído os tributos de combustíveis, energia e telefonia e itens de primeiras necessidades, como arroz e feijão.

“Vamos seguir reduzindo o peso da carga tributária sobre os ombros do setor produtivo. Além disso, ampliaremos os investimentos em logística, para diminuir os gastos de transporte de cargas, o que acaba obrigando o comércio, principalmente os bares e restaurantes, a repassar esses custos aos consumidores. O Rio de Janeiro vai ser um estado cada vez mais barato para produzir e distribuir”, ressaltou o governador.

Deixe um Comentário