Cidades divulgam números de pessoas vacinadas no ‘Dia D’

0

SUL FLUMINENSE

A segunda edição do ‘Dia D’ contra o sarampo aconteceu no último dia 15, levando milhares de pessoas aos postos de saúde dos municípios. Algumas prefeituras divulgaram nesta segunda-feira, dia 17, o número de pessoas imunizadas. Em Barra Mansa, ao todo foram administradas 1.906 doses da tríplice viral, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola. Em Resende foram 1.613 imunizados e em Itatiaia, das 700 pessoas que compareceram aos postos, 225 receberam a vacina. Já em Porto Real, a prefeitura divulgou que os postos de vacinação receberam 455 pessoas e apenas 147 precisaram tomar a vacina.

Em Itatiaia, o maior número de vacinados (206) foi de pessoas entre 30 e 59 anos, seguindo pelos jovens de até 29 anos (15 pessoas) e crianças dos seis anos aos 11 meses (quatro). De acordo com a Secretaria de Saúde, após o período de festividades as equipes irão até pontos estratégicos da cidade para oferecer a imunização. Já em Barra Mansa houve o comparecimento de aproximadamente 5,4 mil pessoas nos postos, sendo 1.906 vacinadas. Das 186 crianças de seis a 11 meses, que compareceram, 60 foram vacinadas, houve a imunização também de pessoas com idade entre um e 29 anos (408), e idade entre 30 a 59 (1,438).

E em Resende, segundo divulgado pela prefeitura, a maior incidência de procura para receber a dose da vacina, se deu entre pessoas com idade de 30 a 59 anos. “Justamente o público alvo que se mostrava mais resistente a comparecer aos postos. Esta faixa etária representou quase 75% dos vacinados”, informou.

META PARA A ERRADICAÇÃO

O Ministério da Saúde estipulou como meta erradicar o sarampo até julho deste ano. A declaração do secretário de Vigilância em Saúde (SVS) do ministério, Wanderson de Oliveira, ocorreu no último dia 14, após a morte de uma criança de 9 anos no Rio de Janeiro. “Nossa meta é eliminar com o sarampo até 1º de julho de 2020. Para isso temos que ter adesão da população e dos gestores estaduais e municipais”, disse.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !