Cidades da região iniciam vacinação dos profissionais da educação

0

SUL FLUMINENSE

Na região, vários municípios já anunciaram o início da imunização contra a Covid-19 dos profissionais da educação, sendo incluídos todos que trabalham na área e não somente professores. Apesar de a vacinação seguir o Plano Nacional de Imunização (PNI), os municípios são quem fazem a organização, por isso, cada um pode ter uma regra diferenciada.  Volta Redonda, Resende e Pinheiral foram as cidades que já começaram a imunizar a rede de educação. Nesta quinta-feira, dia 3, Barra Mansa também dará início e na próxima semana será a vez de Itatiaia e Porto Real.

Hoje aconteceu na Ilha São João, em forma de drive thru o primeiro dia da vacinação em Volta Redonda , para profissionais da educação de 18 a 59 anos. Apenas hoje já foram imunizados quase cinco mil pessoas, que deviam comprovar que moram em Volta Redonda ou que trabalham no município. Estão sendo vacinados profissionais do ensino fundamental, médio, cursos técnicos, EJA e superior.

Pinheiral, que também já deu início a vacinação desses profissionais, imunizando inicialmente trabalhadores da creche e ensino fundamental das redes pública e privada, moradores ou que trabalham na rede. A aplicação acontece nas unidades educacionais. Na próxima etapa serão incluídos os demais grupos, ensino médio, profissionalizantes e EJA).

No dia 28 de abril, Prefeitura de Resende iniciou a vacinação da primeira dose de todos os profissionais de educação do município, finalizando no dia 7 de maio. Os que não comparecerem ou não puderam ser vacinados por algum motivo, serão imunizados ainda na próxima semana. Em Resende, o critério utilizado foi o de vacinar os profissionais da educação, que exercem qualquer função nas unidades de ensino das redes municipal, estadual, federal e privada, independentemente de residirem ou não no município, já que são esses que estão em contato direto com os alunos.

BARRA MANSA

Em Barra Mansa, inicialmente serão atendidos  nesta quinta-feira os profissionais que trabalham nas unidades de ensino do município. Para receber a vacina, é necessário apresentar documento que comprove a vinculação ativa do profissional com a escola ou declaração emitida pela instituição de ensino, juntamente com RG e CPF. Os profissionais com idade entre 55 e 59 anos que não receberam a primeira dose na ação anterior, podem comparecer ao Parque da Cidade para serem vacinados. O município já havia administrado a primeira dose em professores com idade entre 45 a 59 anos e profissionais da educação de 55 a 59 anos. O publico alvo atual é de 18 a 59.

NA PRÓXIMA SEMANA

Porto Real vacinará a partir de segunda-feira, dia 7, quem mora ou trabalha na educação do município, tanto da rede estadual, municipal ou particular. A campanha ocorrerá no CIEP 487, no bairro Freitas Soares, em dois horários: das 8 às 11 horas, atendendo aos profissionais dos Anos finais, Ensino Médio e EJA da Rede Pública Municipal e Estadual; e das 13 às 15h o atendimento será dos profissionais de todas as modalidades de ensino da Rede Privada. Em relação aos documentos, é necessário que os profissionais da educação tenham em mãos para receberem a imunização: CPF, documento com foto (RG ou CNH) e contracheque.

Itatiaia foi outro município que já divulgou a vacinação dos profissionais de educação, começando também na segunda-feira, dia 7. Os trabalhadores serão imunizados de acordo com um cronograma por idade. Segundo a Secretaria de Saúde, na semana do dia 7 ao dia 11, serão vacinados os profissionais da rede estadual, do Colégio Estadual Ezequiel Freire. Enquanto que a semana do dia 14 ao dia 18, serão imunizados os profissionais da rede municipal de Ensino. Para receber a primeira dose contra a Covid-19, os trabalhadores da Educação deverão apresentar documento de identificação, entre eles, identidade e CPF, cartão do SUS e carteira de vacinação, se tiver. Foi questionado à assessoria de imprensa se lá seriam vacinados apenas moradores, já que o cartão do SUS é solicitado, ou se seriam os profissionais que atuam na rede, independente se residam na cidade, mas não foi informado até a publicação dessa reportagem.

Deixe um Comentário