Cemae promove segunda edição do Natal para autistas

0

BARRA MANSA

O Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemae) realizou nesta quinta-feira, 6, na quadra do Centro de Educação Integrada (CEI) a segunda edição da festa de Natal para autistas. A festa contou com atividades físicas, brincadeiras promovidas por animadores especializados, entrega de presentes, além de muita pipoca e cachorro quente para os alunos atendidos pelo Centro. Além da figura do Homem Aranha e o Papai Noel que encantaram a garotada.

O evento denominado ‘Natal, Tempo de Paz’, reuniu além dos 90 alunos autistas da rede municipal de ensino e seus responsáveis, o prefeito Rodrigo Drable, a vice-prefeita, Fátima Lima, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ruth Coutinho e os vereadores Jefferson Mamede e Gilson de Assis Lopes.

De acordo com a coordenadora do Cemae, Sônia Coutinho, a celebração marca não só o início do período de festas, mas também enaltece o orgulho autista. “Foi muito gratificante para a equipe do Cemae proporcionar este Natal para os alunos autistas que estão nas escolas da rede. Agradecemos a todas as pessoas envolvidas nesse trabalho, que se doaram e conseguiram alegrar um pouco essas crianças. É uma grande emoção, pois a vida, às vezes, é muito dura com eles”, disse Sônia.

Viviane de Oliveira, mãe de Pedro Vitor, de cinco anos, fez questão de agradecer o trabalho desenvolvido pelo Cemae. Emocionada, comentou acerca da evolução do filho desde que entrou no programa. “Ele não falava até os quatro anos de idade. Neste período em que está recebendo atendimento do Cemae se desenvolveu muito. Hoje ele consegue ler, interagir com as pessoas. Antes ele não suportava ficar em uma festa de aniversário, por exemplo. Sozinha eu não teria condições de dar esse suporte a ele”, contou.

A festa teve mais uma vez a participação do Movimento Orgulho Autista de Barra Mansa (MOAB). Para a coordenadora do grupo, Eliane Policiano, que também é mãe de um menino autista, a festa mostra a união em benefício da felicidade das crianças. “Eu sinto que agora os autistas estão sendo enxergados e reconhecidos. Realizar mais uma festa, apropriada e adaptada aos autistas é um grande feito”, comemorou.

FESTA ESPECIAL

Na próxima quinta-feira, dia 13, todos os alunos com deficiência atendidos pelo Cemae, cerca de 600, participarão do ‘Natal Especial’. A festa será no ginásio do Ilha Clube, às 14 horas. Também com entrega de presentes e uma programação especial para a todos.

Deixe um Comentário