Carnaval movimenta o turismo e a economia de Vassouras

0

VASSOURAS

Em tempos conturbados, tradição, cultura e economia criativa se apresentam como importantes ferramentas para driblar a crise e incrementar a economia e o turismo no município de Vassouras. A maior festa do país serviu para reforçar isso e deu uma injeção de ânimo no comércio da cidade, no poder público e no próprio vassourense.

Mesmo diante das dificuldades econômicas, a prefeitura de Vassouras montou uma programação bem diversificada nos dias de folia que contou com a apresentação dos blocos de empolgação, shows diversos e a participação de duas grandes escolas do carnaval do Rio de Janeiro. Além disso, a cidade marcou presença na Sapucaí no sábado de carnaval durante o desfile da Império da Tijuca que homenageou o Vale do Café na avenida. Havia inclusive um carro reproduzindo a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e outro reproduzindo a antiga Estação Ferroviária, onde funciona o Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

Os equipamentos turísticos que funcionaram durante o carnaval, os hotéis e pousadas e também as fazendas históricas receberam uma quantidade razoável de visitantes, inclusive o CAT ficou aberto durante a festa e recebeu uma média de 3.000 turistas nos 4 dias de folia. Um público de aproximadamente 10.000 pessoas transitou pelo centro histórico e centro da cidade durante o carnaval. Os restaurantes, food trucks e vendedores ambulantes também protagonizaram bons números.

O Secretário Wanderson Farias comemorou o resultado. “Estamos falando da maior manifestação popular da cultura brasileira. Que alia o lazer da população com a oportunidade de incrementar a economia. Estamos muito satisfeitos com o resultado do carnaval em Vassouras”, falou o secretário.

CAFÉ NA AVENIDA

A Escola de Samba “Império da Tijuca” levou à Sapucaí no carnaval de 2019 o enredo “Império do café, o vale da esperança” conquistando o quarto lugar na classificação geral do grupo de acesso. Uma ala vassourense composta por moradores locais, chamada de “Ala do Jongo” participou do desfile. Além do apoio financeiro à escola, a prefeitura disponibilizou ônibus e vans para levar os moradores até o Rio de Janeiro. “A grande mídia e os holofotes todos estarão voltados para a Sapucaí. O carnaval do Rio de Janeiro é uma das maiores vitrines do país. Essa homenagem foi uma honra para nós vassourenses e para todo o Vale do Café e foi também uma grande oportunidade de mostrar ao mundo nossa riqueza histórica e cultural”, falou o prefeito Severino Dias.

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !