Câmara Jovem retorna para nova edição neste ano

0

BARRA MANSA

Realizado pela primeira vez no ano passado, o projeto Câmara Jovem, uma iniciativa do Poder Legislativo Municipal, está de volta em 2019. Foi transformado em lei em 2017 após projeto de lei do vereador Wellington Pires (PP). O projeto consiste na eleição de 19 estudantes – atual número de vereadores do município – nas escolas. Eles vivenciarão por um período os trabalhos de um parlamentar, receberão capacitação sobre como funciona o Legislativo, entenderão as competências de cada poder e, ao final, elaborarão projetos de lei e indicações que serão apresentadas ao prefeito. As ideias poderão ser transformadas em leis ou ações práticas do Poder Público.

Como todo projeto pioneiro, em seu segundo ano de funcionamento, algumas mudanças foram efetuadas. Uma delas é que o tema da redação, essencial para o aluno participar da ação, que deverá ter harmonia com a Semana da Conscientização Política, que acontece neste mês. O tema da redação será: A Juventude e a Participação na Política. Outra mudança é que não será possível reeleição, ou seja, quem participou no ano passado não poderá retornar neste visando oxigenar o projeto.

CRONOGRAMA

Teve início no dia 24 de abril e segue até 24 deste mês o período para sensibilização e realização das redações. De 27 a 31 deste mês será o prazo para correção das redações para alunos participantes do 6º ao 9º ano e quando acontecerá a eleição nas escolas. De 3 a 7 de junho será realizada a seleção dos candidatos para Comissão Especial de Projetos. No dia 11 de junho acontece a sessão ordinária para anúncio oficial dos eleitos e no dia 13 a sessão solene de diplomação.

A partir daí os jovens vereadores começam seus trabalhos. No dia 4 de julho se reúnem. No dia 6 de agosto será a sessão ordinária preparatória e no dia 28 a reunião deliberativa. No dia 5 de setembro acontece uma sessão deliberativa e no dia 12 um encontro com o presidente atual da câmara e quando também será enviado ofício ao prefeito solicitando agenda para receber os jovens parlamentares. No dia 12 de novembro será a sessão solene de encerramento.

NOVO CICLO

A expectativa de novo ciclo do projeto está alta para o vereador Wellington Pires. Ele quem acompanhará nesse período os estudantes que forem eleitos.

O vereador relembrou que algumas propostas elaboradas pelos estudantes no ano passado já estão sendo analisadas pela prefeitura. Já o projeto de lei feito pela estudante Letícia Ferreira, que cria na rede pública de educação o projeto Humanize-se, que consiste em debates realizados nas escolas para despertar o senso crítico dos jovens, está tramitando e será votado como projeto assinado por Wellington Pires, em nome do Câmara Jovem.

Sobre as expectativas dos alunos participantes da primeira edição, o vereador lembrou que o objetivo foi alcançado. “Todos falaram que entraram de um jeito no projeto, acanhados, mas saíram com outra visão. Compreenderam a importância do cargo e se atentam hoje a coisas que antes passavam despercebidas no dia a dia. Além do que muitos falaram que querem ingressar no futuro na carreira política”, contou Wellington.

 

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !