Câmara de Vereadores devolve mais de 3 milhões para cofre da Prefeitura

0

RESENDE

O prefeito Diogo Balieiro (PSD) disse que vai utilizar parte dos R$3.100.485,15 que foram devolvidos pela Câmara de Vereadores aos cofres públicos do município para quitar algumas pendências com algumas instituições da área da saúde do município, entre elas, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Santa Casa e Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Resende (APMIR). O recurso devolvido é o resultado de economia orçamentária e financeira feita ao longo do ano de 2017 pelo Legislativo. A notícia foi dada na noite de terça-feira após o prefeito receber das mãos do presidente da Câmara de Vereadores, Roque Cerqueira (PDT) o cheque com o montante durante a inauguração do Espaço Cívico da nova sede do Legislativo, localizada na Praça Oliveira Botelho, no Centro Histórico da cidade. A cerimônia também marcou a entrega do título de Cidadão Resendense, ao comandante da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), general Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves. Participaram da solenidade, todos os vereadores, o vice-prefeito Geraldo da Cunha, o Geraldinho (DEM) e o juiz titular da 1ª Vara Cível de Resende, Marvin Ramos. Na oportunidade, foram homenageadas, ainda, 21 personalidades que contribuíram para a área da Cultura do município, por iniciativa do projeto Câmara Cultural.

Antes de repassar os recursos para o chefe do Executivo, o vereador Roque Cerqueira explicou que a devolução de verba à Prefeitura é resultado de um esforço feito pela atual Mesa Diretora da Casa, formada pelo vice-presidente, Joaquim Romério (PMDB), o primeiro secretário, Silvio da Fonseca, o Tivo (PP) e o segundo secretário, Luís Henrique Sene de Brito Guimarães, o Hick Sene (PSD) e reflete o compromisso do grupo com a população. “Durante todo este ano fizemos uma economia significante no Legislativo. Cortando gastos e economizando. Para isso, cortamos gastos com o aluguel do anexo da Câmara de Vereadores, onde funcionavam os gabinetes dos vereadores em Campos Elíseos. Mudamos para a nova sede do Legislativo mesmo com parte da obra não finalizada. Além disso, encerramos o aluguel do estacionamento dos vereadores no Anexo. Também implantamos os ordenamentos de viagens dos vereadores com a marcação e programação das passagens com antecedência, barateando em 30% os valores das tarifas, cortes de linhas telefônicas e de energia elétrica. Com isso, economizamos e conseguimos juntar este montante de mais de R$3,100 mi, considerado o maior valor já restituído pela Casa ao Executivo Municipal em toda a sua história. A economia é resultado do compromisso da atual Mesa Diretora com a população”, explicou o presidente do Legislativo, que fez um pedido especial ao prefeito Diogo para que os valores sejam em destinados para a área da Saúde. “Existe um consenso entre a Câmara e a Prefeitura de que esses recursos devem ser aplicados na Saúde. O governo municipal vem passando por dificuldades para repassar verba à Santa Casa de Misericórdia e à APMIR bem como para arcar com a compra de remédios e o pagamento de fornecedores de uma forma geral”, disse.

Ao receber o cheque das mãos do vereador Roque, o prefeito Diogo agradeceu ao presidente do Legislativo pela devolução dos valores ao cofre público. “Agradeço ao presidente da Câmara Roque Cerqueira e parabenizá-lo pelo zelo que ele e os vereadores tiveram durante este ano com o dinheiro público o que possibilitou ele economizar este recurso e devolver pela Prefeitura. Se ele tivesse gasto todo este recurso ele não teria cometido nenhum tipo de ilegalidade já que o dinheiro é repassado para a Câmara de Vereadores e ele tem autorização para gastar. Isso demonstrar o zelo com o recurso público e a sensibilidade com o momento econômico que o município, o Estado e o país estão passando está passando”, disse Diogo, ressaltando que o valor será importante para continuar o trabalho de resolver cada problema da cidade e confirmou que parte dos valores serão utilizados na área da saúde. “O pedido será muito bem analisado e parte dos valores serão destinados à saúde. É um pedido nobre que vai beneficiar muito nosso povo”, completou.

ESPAÇO CÍVICO

A Câmara de Vereadores a partir de agora conta com um Espaço Cívico para o hasteamento das bandeiras do município, Estado e do Brasil, que fica localizado na praça em frente a nova sede administrativa. A solenidade, que contou com a participação da Banda Sinfônica da Aman, também marcou oficialmente a inauguração da nova sede. “Agora teremos um espaço próprio para o hasteamento das bandeiras do município, do Estado e do Brasil”, disse o vereador Roque Cerqueira lembrando ainda que o Espaço Cívico e nossa sede da Câmara de Vereadores vem resgatar o espaço histórico da Praça Oliveira Botelho. “A Câmara de Vereadores vai voltar a resgatar a imagem do Centro Histórico de Resende que ficou penalizado e marginalizado com tapumes nesta área onde fica a nova sede durante dez anos. Isso é muito difícil para uma praça de tão grande valor histórico e cultural. A Câmara de Vereadores quer contribuir para a revitalização da Praça Oliveira Botelho que é o marco de Resende”, disse o presidente.

Para o secretário de Indústria, Comércio, Tecnologia e Turismo do município, Raphael Gattás comentou que a inauguração da nova sede do Legislativo vai ajudar na revitalização da Praça Oliveira Botelho. “É importante a revitalização de uma praça e para isso temos que fazer a ocupação como foi feita, por exemplo, com a Praça da Bandeira, no bairro Campos Elíseos, onde a Prefeitura conseguiu mudar a realidade que era de abandono e ocupada por usuários de entorpecente. A partir do momento que a prefeitura ocupou o local, levando a Secretaria de Indústria, Comércio para o local e realizando vários eventos, como o Happy Hour do Trenzino chamamos a atenção para a necessidade de reforma. O que foi feito pela administração municipal. O local está apropriado para o convívio e para a realização de eventos. O mesmo está acontecendo aqui com a vinda da Câmara de Vereadores que ajudará na revitalização. Agora, vamos cada vez mais o novo comerciante a abrir novos restaurantes e bares no Centro Histórico para resgatar nossa história e as raízes da cidade”, comentou.

Na oportunidade, foram homenageadas, ainda, 21 personalidades que contribuíram para a área da Cultura do município, por iniciativa do projeto Câmara Cultural.

COMANDANTE DA AMAN RECEBE TÍTULO DE CIDADANIA

O comandante da Aman, general de Brigada, Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, recebeu, as mãos dos vereadores Roque e Romério, o título de Cidadania Resendense. A honraria é concedida pela Câmara Municipal como reconhecimento público do Poder Legislativo às pessoas que contribuem ou contribuíram para o desenvolvimento e fortalecimento da imagem do município dentro e fora de suas divisas.

O general Costa Neves agradeceu a honraria. “O local onde nós nascemos é uma realidade que nunca podemos alterar. No entanto, a vida vai dando para nós outras oportunidades de plantarmos os nossos corações em outras terras e termos as mais doces lembranças de irmãos que nós vamos cultuando ao longo da nossa caminhada. É assim que eu me sinto aqui em Resende muito bem nesta cidade pelos vínculos que vão me trazendo para estas curvas do Rio Paraíba do Sul. Já é a quarta vez que moro em Resende e tenho uma filha nascida aqui. O meu coração aos poucos foi se plantando nesta terra abençoada do Estado do Rio de Janeiro. Por isso, fico sensibilizado pelo Título de Cidadão Resendense. Estou muito feliz com esta distinção que a Câmara Municipal faz para mim”, disse o comandante da Aman, dizendo que a Academia se orgulha de estar instalada em Resende. “A Aman desde 1944 em Resende já criou laços indissolúveis com a população desta terra. Nos fomos agraciados com o bom planejamento do marechal José Pessoa que escolheu Resende para instalar a nossa Academia Militar para que nós pudéssemos preparar as futuras gerações de líderes do Exercito Brasileiro. Todos os vereadores ao me escolherem para receber este título, estão reforçando os vínculos com a nossa Academia e esta terra resendense”, completou.

 

 

 

 

Deixe um Comentário