Calendário do saque do FGTS para 2020 começa em abril

0

SUL FLUMINENSE

O governo anunciou o calendário para o saque da conta-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) em 2020 na Caixa Econômica Federal. A medida integra as novidades para o FGTS anunciadas nesta semana pelo Ministério da Economia. O calendário foi divulgado pelo governo em edição especial do Diário Oficial da União e, neste primeiro momento, traz detalhes apenas para os aniversariantes do primeiro semestre do próximo ano.

Segundo o governo, apesar de ser anunciado em conjunto, o saque aniversário não tem relação com a liberação de R$ 500 do FGTS também divulgada recentemente. O chamado Saque Certo contempla o saque imediato de R$ 500 por conta ativa e inativa do FGTS.

CONTA-ANIVERSÁRIO

A partir de 2021, o saque da conta-aniversário deverá ser feito no primeiro dia do mês do aniversário até o último dia útil do segundo mês subsequente. Portanto, se a data de aniversário for 10 de março, o trabalhador terá de 1.º de março até o último dia útil de maio para efetuar o saque. Ao aderir ao saque da conta-aniversário, o trabalhador abre mão de resgatar a totalidade do fundo caso seja demitido sem justa causa. Nesse caso, ele receberá a multa de 40% sobre a totalidade do que a empresa depositou ao longo do serviço. O dinheiro restante do fundo deverá ser retirado ao longo dos anos seguintes, em parcelas, até acabar.

CALENDÁRIO

O calendário definido é o seguinte: Os nascidos em janeiro e fevereiro, poderão sacar no período de abril a junho de 2020; nascidos em março e abril, terão saques de maio a julho de 2020 e quem nasceu em maio e junho, terão direito aos saques de junho a agosto de 2020. Na modalidade saque aniversário, os cotistas com saldo menor poderão sacar anualmente porcentuais maiores.

Os interessados em migrar para a modalidade terão de comunicar a decisão à Caixa a partir de outubro. Ao confirmar a mudança, o trabalhador deixará de efetuar o saque em caso de rescisão de contrato de trabalho. A migração não é obrigatória. Se o trabalhador não comunicar à Caixa a intenção de aderir ao saque aniversário, permanecerá na regra anterior.

DINHEIRO PARA QUITAR DÍVIDAS

Segundo levantamento da Federação de Comércio, Bens e Serviços (Fecomércio), 36,5% dos consumidores fluminenses pretendem limpar o nome na praça com dinheiro que será liberado pelo governo. A sondagem, realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), para a Fecomércio ouviu 500 entrevistados fluminenses. O segundo destino do dinheiro será para a reforma da casa, como responderam 24,9% dos pesquisados com conta vinculada ao FGTS.

Outros 15,3%, informaram que pretendem usar o recurso extra para adquirir algum produto ou serviço, enquanto 11,1% farão uso para custear alguma viagem. Já uma parcela menor, de 4,2%, fará tratamentos médicos ou estéticos com o valor a receber. Cerca de 13,2% dos fluminenses ainda não sabem o que vão fazer com o dinheiro do FGTS. Outro dado que chama a atenção é que 24,3% dos entrevistados vão dar um destino específico para o dinheiro.

Dentro deste grupo, 84,8% irão investir os recursos sacados do FGTS. “Observamos um comportamento maduro por parte dos fluminenses, que na sua grande maioria vão procurar sanar suas dívidas, reformar suas casas e até investir o valor sacado”, destaca o economista-chefe da Fecomércio, João Gomes.

Deixe um Comentário