Cães e gatos serão imunizados contra Raiva em Resende

0

RESENDE

Neste sábado, dia 26, a prefeitura por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza mais uma etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2021. No período de 9 às 16 horas, seis postos fixos estarão disponíveis para a imunização dos animais na Região da Grande Alegria. Durante toda a campanha, serão 36 postos de vacinação, entre volantes e fixos, esquematizados até outubro deste ano.

A campanha é destinada a cães e gatos com mais de três meses de idade, que estejam gozando plena saúde.

O diretor do CCZ, o médico veterinário Bruno Marins Souza, fez recomendações quanto às restrições para o período de imunização, destacando a importância de proteger caninos e felinos contra a doença. “Todos os cães e gatos devem ser levados aos postos de vacinação, respeitando o prazo de validade da vacina, estipulado em um ano. O condutor do animal deve ser maior de 18 anos de idade e estar munido com o documento de identidade. Vale salientar que não estão aptos para a imunização as fêmeas prenhas ou que estejam amamentando; e os animais que apresentem alguma enfermidade ou em tratamento com medicamentos anti-inflamatórios ou antibióticos”, disse Souza, destacando que a raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que afeta mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite com letalidade de aproximadamente 100%. “Esta campanha é uma questão de Saúde Pública e tem como finalidade deixar os animais de estimação do nosso município protegidos. No início de maio deste ano, foi diagnosticado um caso de raiva no Estado do Rio de Janeiro, após mais de 20 anos. O cachorro era de Duque de Caxias. Este caso foi um alerta para os donos de cães e gatos, que passaram a se preocupar mais e procurar pela vacina contra a doença”, completou.

Para evitar transtornos nas imediações dos postos, conforme instruções do CCZ, os animais devem ser devidamente conduzidos com guias e coleiras correspondentes aos seus portes. Os animais mais ferozes devem ser levados com focinheiras. Já os gatos devem ser transportados em caixas ou gaiolas, visando coibir fugas e ataques de outros animais. Todos os protocolos de segurança sanitária em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) também devem ser respeitados, como o uso obrigatório de máscaras e o distanciamento social. Preferencialmente, o animal deve ser levado por uma pessoa, para que não haja aglomerações.

Deixe um Comentário