Cadetes da Aman participam de treinamento sobre Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear

0

RESENDE

Os cadetes do curso Básico da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) participaram recentemente do treinamento sobre Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN). A atividade teve duração de dois dias e foi realizada nas dependências da AMAN.

A instrução dos militares da Escola de Instrução Especializada (EsSIE), do Rio de Janeiro-RJ. Segundo a capitão Luciana Mayer, adjunto do comandante da 4ª Cia do Curso Básico e oficial de ligação do Pedido de Cooperação de Instrução(PCI) de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear essa é a segunda vez que os militares têm acesso à instrução. “A primeira, foi ainda na Escola Preparatória, em 2019. Desta vez, eles puderam conhecer também as principais atualizações sobre o assunto. A instrução possibilitou um contato mais aprofundado com os  termos de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear, desde materiais, equipamentos, uniformes e doutrina. Conheceram sobre os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e os perigos do não uso das ferramentas”, informou a capitão, destacando que tais ações permitiram o aperfeiçoamento e a modernização da estrutura. “Nunca um contexto como o atual exigiu tanto o emprego das frações de defesa química, biológica, radiológica e nuclear do Exército Brasileiro, tendo em vista as ações de enfrentamento à COVID-19”, complementou.

Esta é a segunda vez que os cadetes do curso Básico participam da capacitação-Divulgação

A capitão Luciana ainda informou que o objetivo da instrução foi preparar os novos cadetes, não somente na parte teórica do assunto, como também na prática. “Por isso, travaram contato  com componentes químicos usados em operações de controle de distúrbios e Garantia da Lei e da Ordem. Os cadetes aprenderam a utilizar corretamente a máscara de proteção. Foram colocados num ambiente com gás lacrimogêneo e viram o quanto a máscara é eficaz”, destacou Mayer.

error: Conteúdo protegido !