48° Salão da Primavera de Resende é cancelado

0

RESENDE

Este ano, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), não haverá o mais antigo e tradicional evento de artes plásticas do país, o Salão da Primavera. A prefeitura, por meio da Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda, cancelou a 48ª edição do Salão da Primavera que é organizado pelo Museu de Arte Moderna (MAM) de Resende. A premiação do concurso e o lançamento da exposição virtual ocorreriam no dia 5 de novembro, conforme cronograma inicial.

O Salão da Primavera tem como objetivos incentivar a produção das artes plásticas e torná-la acessível ao público, além de estimular a criatividade dos artistas, revelar novos talentos. Criado em 1972 e organizado anualmente pelo Museu de Arte Moderna da cidade, o evento atrai referências de diversas tendências das artes plásticas, agregando conceitos de vanguarda, e contribuindo para o fomento do intercâmbio entre artistas e tendências.

De acordo com a Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda, a edição deste ano foi suspensa em concordância com as medidas preventivas para evitar a propagação do novo coronavírus, onde é necessário evitar a aglomeração de pessoas em locais fechados. “A atividade cultural presencial foi cancelada devido à pandemia do novo coronavírus, visando evitar aglomeração de pessoas. Já o formato virtual do evento tornou-se inviável em razão da retirada do ar das redes sociais da administração pública, que eram canais oficiais de divulgação da Prefeitura de Resende, fato este que coincide com o período eleitoral, em conformidade com a Lei 9.504/97”, explicou a Assessoria de Comunicação. A Casa de Cultura também informou que o cancelamento das inscrições para o Salão da Primavera foi informado a tempo aos artistas plásticos. “Os artistas plásticos interessados em participar do 48ºSalão da Primavera foram informados em tempo hábil sobre o cancelamento desta edição”, destacou a Assessoria, acrescentando que a previsão é de que a próxima edição do Salão da Primavera só seja realizada em 2021.

error: Conteúdo protegido !