Black Friday gera movimento positivo no comércio de Barra Mansa

0

BARRA MANSA

Bolas, cartazes, dentre outros adereços, vendedores motivados foram fatores marcantes para essa sexta-feira, dia 24, dia da tradicional Black Friday, uma das datas mais aguardadas pelo comércio varejista.

Grandes magazines começaram a funcionar desde a meia noite e o comércio foi autorizado a funcionar em horário especial, desde que respeite a jornada de oito horas, tudo para atrair os clientes que desde as primeiras horas do dia já estavam nas ruas.

Uma dessas pessoas é a dona de casa Maria Ivonete de Carvalho, que aproveitou para renovar o guarda roupas. “Pesquisei antes para ver se realmente as lojas estavam dando desconto, e sim, consegui ver essa diferença nos preços. Aproveitei para comprar roupas novas, alguns itens para casa, valeu a pena esperar. Claro, queria comprar coisas mais caras, como uma TV, mas vai ficar para o ano que vem”, diz.

Uma sondagem feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), mostra que 26,1% dos entrevistados pretendem comprar na Black Friday, mas outros 25,2% disseram que ainda não sabem se vão adquirir algum produto. De acordo com a pesquisa, o gasto médio dos consumidores será de R$ 1.215,15, com estimativa de movimentação financeira de R$ 1,18 bilhão.

Para os que irão comprar esse ano, os produtos ou serviços mais procurados são eletrodomésticos (38,7%), eletrônicos – videogame, smartphones, computador e tablets – (34,3%), itens de vestuário, calçados e acessórios (20,2%), artigos para uso doméstico (13,6%) e artigos de perfumaria (7,4%). A decisão da compra para 63,3% não teve relação com o Natal.

O autônomo Jair Bicalho é uma dessas pessoas que está a procura de um celular novo. “Estou pesquisando preços em lojas físicas e online e analisar onde está o preço mais baixo. Por enquanto a internet está ganhando, por mais que tenha frente ainda está mais barato. Mas não custa nada andar pelas lojas comparando os preços. O segredo para se comprar na Black Friday é esse, pesquisar meses antes, e também no dia”, analisa.

Para a CDL Barra Mansa, a expectativa é de uma movimentação positiva e importante para a economia com a Black Friday. De acordo com o presidente Gleidson Gomes, uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta um crescimento nos gastos dos consumidores que pretendem comprar este ano: 45% pretendem gastar mais na Black Friday deste ano comparado ao ano passado. “Acreditamos que esse parâmetro segue para Barra Mansa, pois os empresários começaram o mês de novembro com muita divulgação e ofertas aqui na cidade. Hoje esperamos movimento positivo nas lojas e nas ruas. Vemos um cenário mais otimista já que o primeiro semestre foi bem duro. A maioria dos consumidores, segundo a pesquisa, se enxerga em uma situação financeira melhor agora do que no primeiro semestre, e boa parte desses consumidores dizem que costumam separar uma ‘graninha’ para comprar no dia de hoje, inclusive antecipando compras do Natal com preços promocionais”, afirma o presidente da CDL.

ORIENTAÇÃO

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) está orientando os consumidores para evitar que caiam em golpes ou que sejam atraídos pelos ‘falsos’ descontos durante a Black Friday, além de reforçar a importância de pesquisas diárias sobre o preço dos itens que pretendem comprar.

De acordo com o gerente do Procon, Felipe Fonseca, é necessário duvidar de preços muito bons, uma vez que não é possível comprar um produto com um valor muito mais baixo que o seu normal. Outro alerta do gerente é com relação à importância de, no ato da compra, o consumidor exigir a nota fiscal e o prazo para entrega do produto ou eventuais garantias, por escrito. Também é muito importante realizar pesquisas de preço para saber se o que está sendo cobrado é aceitável e justo.

Em caso de dúvidas, o horário de atendimento do Procon de Barra Mansa é de 8 às 16h30min, na Rua Luís Ponce, 263, Centro (no Pátio da prefeitura). Os telefones para contato são (24) 3029-9364, (24) 3029-9368 e (24) 3029-9363.

 

 

Deixe um Comentário