Beira Rio é reurbanizada e entregue à população de Barra Mansa

7

BARRA MANSA
Em uma festa que contou com a presença de moradores e até com a bateria da Beija-Flor de Nilópolis, o prefeito Rodrigo Drable (MDB) inaugurou na noite desta sexta-feira, dia 2, o Calçadão Dama do Samba Paula de Jesus Francisco, na Beira Rio. O espaço fica na Avenida Presidente Getúlio Vargas (atrás da Câmara de Vereadores), no Centro, e tem como proposta se tornar um local para reunir famílias em um ambiente que promete fomentar a cultura e o lazer na cidade. Estiveram presentes os deputados federais Deley de Oliveira (PTB) e Alexandre Serfiotis (MDB); os prefeitos de Rio Claro, José Osmar (PR), e de Pinheiral, Ednardo Barbosa (MDB); e vereadores de Barra Mansa.

A obra de reurbanização foi idealizada pelo prefeito Rodrigo Drable e executada pela Superintendência de Obras e Serviços Públicos (Susesp) com materiais recuperados, reformados e que foram reutilizados. O local, antes abandonado e que servia como ponto de prostituição e frequentado por usuários de drogas, ganhou nova iluminação e foi totalmente reurbanizado, contando com a presença 24 horas da Guarda Municipal e monitoramento feito por câmeras ligadas ao Centro Estratégico de Segurança Pública (CESP).

“Nós assumimos com o compromisso de reconstruir a cidade. O que isso significa? Erguer aquilo que foi destruído, construir o que precisa ser construído e resgatar os bons costumes. Essa é uma obra que aumenta a segurança e traz dignidade ao povo de Barra Mansa. É resgatar a autoestima do barra-mansense” enfatizou Drable.

De acordo com o diretor executivo da Susesp, o engenheiro César de Carvalho, a obra foi realizada com recursos próprios, promovendo o reaproveitamento de materiais.

“Setenta por cento dessa obra foi com o reaproveitamento de materiais da própria prefeitura. O piso era o que já estava na Susesp, as luminárias são as que estavam na Praça da Matriz, as grades foram feitas com material que não ia ser mais aproveitado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Bárbara. A ideia é trazer vida para um lugar morto da cidade e já vem trazendo resultados. Temos a informação de um restaurante vindo para a avenida, um açougue e uma sapataria”, destacou o engenheiro.

O projeto é de autoria do arquiteto e subdiretor executivo da Susesp, Marco Chiesse. De acordo com ele, a intervenção era um pedido frequente da população. “Esta obra era aguardada com muito anseio pelos moradores, pois era uma área escura, que oferecia riscos contra a segurança. Com a iniciativa do prefeito Rodrigo Drable, a população ganhou um novo ambiente totalmente urbanizado e com um clima familiar”, falou Chiesse.

Terminal rodoviário
Além da urbanização e do calçadão Dama do Samba Paula de Jesus Francisco, o local passará a abrigar nos próximos meses o novo terminal rodoviário, que será realocado da Rua Juiz Antônio Ciani, ao lado do Parque Centenário, para a Avenida Presidente Getúlio Vargas.

A ideia do calçadão é que ele se torne ponto de atividades culturais, como acontecia no Corredor Cultural e que atualmente está fechado para obras. Neste sábado, dia 3, das 14 às 22 horas, e no domingo, dia 4, das 9 às 17 horas, serão realizadas rodas de samba no local, com praça de alimentação, brinquedos infantis e atividades recreativas para toda a família. No sábado, a partir das 18 horas o grupo Terreirão do Samba fará uma apresentação especial ao lado da intérprete e sambista Tia G.

Paula de Jesus Francisco foi uma das fundadoras do Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos da Chacrinha e um ícone da história do samba em Barra Mansa. Ela morreu em dezembro do ano passado, aos 86 anos. O presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, salientou que o calçadão Dama do Samba é uma forma de reconhecimento a cultura barra-mansense. “A personalidade do samba de Barra Mansa é a dona Paula de Jesus Francisco. Destinar um espaço como esse, cartão postal da cidade, a uma das manifestações culturais mais importantes que nossa cidade tem é fundamental para o reconhecimento do samba que nunca ficou desamparado em nossa cidade”, destacou.

 

7 Comentários

    • Entao pessoal … se candidatem para as proximas eleicoes porque pelo tamanho da lingua o que BM mais tem e gente competente…kkkkk Bora meu povo, seja a mudanca que BM precisa!!!!

  1. Vai se reeleger só por causa dessa obra. O povo esquece rápido dos aumentos dos desmandos dos buracos espalhados por todos os bairros a falta de iluminação em todos os bairros da cidade etc. Está maquiando o centro da cidade e deixando de lado a periferia.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !