Barra Mansa inicia ação de coleta de lixo eletrônico

0

BARRA MANSA

Começou na última segunda-feira, dia 23, a ação de coleta de lixo eletrônico, do programa de Descarte Solidário. Após diversas reuniões para definir como será feita a coleta, foi determinado que o trabalho seja iniciado em cinco escolas municipais, na Subprefeitura da Região Leste e em dois galpões (do Distrito de Rialto e outro em Antônio Rocha). A iniciativa seguirá até sexta-feira, dia 27, e, a atividade central de descarte acontecerá no sábado, dia 28, na Praça da Matriz de São Sebastião.

O programa de Descarte Solidário é uma iniciativa do Rotary de Barra Mansa e de Volta Redonda, com adesão da Prefeitura de Barra Mansa, por meio do Saee, com apoio das Secretarias de Meio Ambiente, Educação, Desenvolvimento Econômico e Guarda Municipal. Todo material coletado será enviado para a empresa de reciclagem e-Coleta, em Minas Gerais. O valor da tonelada é de R$ 250 e a verba arrecadada será destinada a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Barra Mansa (Apae) e para Cooperativa de Catadores (Coopcat).

As escolas que terão os pontos de coleta são: Colégio Municipal Clecio Penedo, no Nova Esperança; Colégio Municipal Vereador Paulo Basílio, no bairro Vila Nova; Colégio Municipal Padre Anchieta, no Vista Alegre; Colégio Municipal Jahyra Fonseca Drable, no Distrito de Amparo; e, Colégio Municipal Bartolomeu Anacleto, no Distrito de Floriano.

Durante a ação de sábado, a Guarda Municipal de Barra Mansa fechará a Rua Monsenhor Costa, que fica entre a Praça da Matriz e o Centro de Especialidade de Segurança Pública (Cesp). O Saae disponibilizará uma tenda com atividades e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação terá a feira de artesanato.

De acordo com o coordenador do programa Coleta Seletiva do Saae de Barra Mansa, Sérgio Antônio da Silva, o objetivo da iniciativa é retirar do meio ambiente o maior número possível de lixo eletrônico e reverter em verba para as instituições do município. “Essa iniciativa visa muito mais que um retorno financeiro. Muitas pessoas não têm ideia de que esses materiais descartados de forma incorreta ocasionam grandes consequências negativas ao meio ambiente. Estamos confiantes de que conseguiremos mobilizar um grande número de pessoas”, afirmou.

Para o subsecretário de Educação, Ricardo Rosas, a parceria da Pasta com o projeto foi de mobilizar as unidades escolares para receber a iniciativa. “Foi feito um levantamento e, segundo os dados coletados pela equipe, os locais onde essas unidades estão são os bairros com maiores índices de descarte de lixo eletrônico. Por isso estamos juntos nessa luta em prol ao meio ambiente”, posicionou Ricardo.

Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, entra com a proposta de conscientizar os lojistas do município a fazer o descarte, como explica o secretário Agnaldo Raymundo. “Estamos apresentando aos lojistas de Barra Mansa a sugestão de se envolverem nessa iniciativa. Acreditamos que teremos um bom resultado final”, concluiu.

Deixe um Comentário