Sesc Paraty realiza 3º Encontro Sesc de Cinema de Animação

0

PARATY

Acontece até domingo o 3º do Encontro Sesc de Cinema de Animação. A edição deste ano promove o encontro entre animadores consagrados, professores de animação, alunos da rede de ensino e público em geral, para que possam conhecer e debater sobre as obras dos realizadores brasileiros.

A programação completa está disponível em https://bit.ly/2lqn3J8. O evento acontece na Unidade Sesc Santa Rita, Rua Dona Geralda, 15, Centro Histórico.

Em sua terceira edição, o Encontro Sesc de Cinema de Animação inclui o espaço Cinema da Praça, numa parceria com a Prefeitura e a Secretaria de Cultura de Paraty, e inclui o município na agenda de atividades ligadas ao Setor Audiovisual.

Segundo o curador Gabriel Albuquerque, para este encontro de Cinema de Animação observa-se nesta curadoria, tanto a perspectiva histórica da animação brasileira, como o que há de mais contemporâneo dentro deste grande cenário que é o cinema de animação brasileiro. “Em 2019 reconhecemos a presença feminina e de realizadores de fora do eixo RJ e SP nas produções dos últimos anos em nosso país. A presença de cineastas premiadas, de várias partes do Brasil, com obra e conteúdo, propicia aquilo que este Encontro nasceu para ser, que é de fato um encontro: com vivencias, mesas de conversa, oficinas e projeção de filmes’, destaca.

A animação brasileira tem sido diversas vezes premiada nos maiores festivais de cinema do mundo, por isso, o Sesc Paraty promove o encontro sobre essa técnica audiovisual com bate papos, oficinas e mostras de cinema para o público geral e comunidade local de Paraty, tendo como centro da discussão o uso da animação em oficinas, ações de cultura, audiovisual e projetos sociais. A animação é um dos recursos mais utilizados em oficinas de iniciação audiovisual com crianças e jovens no Brasil e no mundo. Técnicas como Stop-motion e pixilation representam um dos grandes recursos usados para se compreender o princípio das imagens sequenciais, quadro a quadro, no entanto existem poucos encontros que contemplem qualitativamente esta discussão em sua forma e conteúdo.

 

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !